Polícia

Operação Silêncio e Paz: "Maioria dos presos possui mandado de prisão em aberto", diz coronel

Durante a operação também foram apreendidas cerca de 7 armas de fogo, munições, drogas, celulares e dinheiro.

14 de janeiro de 2024 às 14:06
5 min de leitura

A polícia realizou mais uma fase da Operação Silêncio e Paz na noite desse sábado (13) durante um baile de reggae localizado na Zona Leste de Teresina, conhecido como “Reggae da Thaís”. De acordo com a Polícia Militar, 75 pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes para qualificação criminal e averiguação.

Operação Silêncio e Paz: 75 pessoas são presas no “Reggae da Thaís” - Foto: Ascom / Segurança do Piauí

Durante a operação também foram apreendidas cerca de 7 armas de fogo, munições, drogas, celulares e dinheiro. De acordo com o Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, Coronel Jacks Galvão, a maioria dos presos possui mandado de prisão em aberto.

“Nesse local foram identificadas várias pessoas com atitudes bem suspeitas. No local foram apreendidas sete armas de fogo, muitas drogas, dinheiro, armas brancas. Cerca de 75 pessoas, foram conduzidas à Central de Flagrantes, e nesse momento está sendo feita a verificação de documentos. Já foi detectado entre eles pessoas com mandado de prisão em aberto. Portanto, está sendo feita toda a identificação criminal dessas pessoas, para que as medidas cabíveis a esse caso sejam adotadas pela Polícia Judiciária”, afirma.

Operação Silêncio e Paz: 75 pessoas são presas no “Reggae da Thaís” - Foto: Ascom / Segurança do Piauí


Entre os capturados, há menores de idade. O Chefe do DGO explica também que os donos de estabelecimentos que facilitam a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos serão responsabilizados.
“A ingestão de bebida alcoólica e a venda de bebida alcoólica para menores configura um crime e quem facilita essa comercialização tem que ser responder por isso . A maioria das pessoas não andam com a identidade, mas está sendo feito na central de flagrantes a qualificação criminal, a identificação criminal. E quando se faz isso, percebe-se que muitos deles já têm passagem pela polícia, já tem crimes inquéritos em aberto”, explica.

Operação Silêncio e Paz: 75 pessoas são presas no “Reggae da Thaís” - Foto: Ascom / Segurança do Piauí


Ainda de acordo com o Chefe do DGO, a operação que teve início do ano passado, será intensificada ainda mais em 2024, tendo em vista que os resultados são bem positivos no cenário da segurança pública do estado.

“As nossas operações começaram realmente em 2023 e visam garantir a paz e a tranquilidade, o silêncio, para que o cidadão possa ter sossego. Infelizmente, alguns locais insistem com a desobediência. Infelizmente, nós temos constatado que, além desse abuso, nessa questão do sono, também há muitas pessoas com restrição, muitas pessoas com mandado de prisão, muitos veículos com restrição de roubo e furto, muitos celulares com restrição de roubo e furto. Já chegamos a pegar num dia mais de 50 celulares numa operação dessa. Então, a gente vê que temos que intensificar. E é isso que nós estamos fazendo agora, em 2024. Desde os primeiros finais de semana de 2024, estamos intensificando. E isso será uma constante em 2024, porque temos visto um grande resultado, resultado positivo, que é exatamente tirar drogas, armas e pessoas que tenham alguma restrição no meio da sociedade e que possam responder perante a Justiça pelos seus crimes”, completa.

O que é a Operação Silêncio e Paz:

A Operação Silêncio e Paz é uma ação idealizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em parceria com as Polícias Militar e Civil do estado. As diligências acontecem em todo o território piauiense, em bares, restaurantes e casas de shows.

O principal objetivo é fiscalizar, orientar e aplicar sanções aos locais que estivessem infringindo, sobretudo, as leis contra a poluição sonora, além de combater a venda e consumo de drogas, a violência e roubo nos estabelecimentos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas