Justiça manda soltar estudante de medicina suspeito de extorsão em Teresina
O estudante foi preso em flagrante pela Polícia Militar nas proximidades da Ponte Estaiada, em Teresina.
A juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina, determinou neste sábado (21) a soltura do estudante de Medicina Franklin de Souza Sabino, preso na sexta-feira (20) por suspeita de extorquir um biomédico. A extorsão envolvia a exigência de pagamento de R$ 70 mil, mas o conteúdo que motivou o crime não foi revelado. Na decisão, a magistrada destacou que, apesar da gravidade do caso, não havia elementos suficientes para justificar a prisão preventiva, já que o investigado não possui antecedentes criminais.
A juíza baseou sua decisão nos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, afirmando que os requisitos para manter a prisão preventiva não foram atendidos. “Em que pese a gravidade do crime apurado, não vislumbro o preenchimento dos requisitos para a decretação da prisão preventiva, tendo em vista a primariedade do investigado”, destacou Carmen Maria Paiva em sua decisão.
Medidas cautelares
Apesar de ser liberado, Franklin Sabino terá de cumprir medidas cautelares. Ele deverá comparecer mensalmente à Justiça, está proibido de se ausentar da comarca ou mudar de endereço sem autorização, e deve permanecer em recolhimento noturno e nos dias de folga. Além disso, está proibido de manter qualquer tipo de contato com a vítima, seja pessoalmente ou por meios de comunicação.
Prisão
O estudante foi preso em flagrante pela Polícia Militar nas proximidades da Ponte Estaiada, em Teresina, no momento em que recebia parte da quantia exigida, totalizando R$ 870,00. Segundo as autoridades, a extorsão foi feita por meio de ameaças enviadas à vítima pelo WhatsApp. A operação envolveu rápida ação policial e resultou na apreensão do dinheiro recebido.
O caso segue em investigação, enquanto Franklin Sabino responde em liberdade provisória.
Outro lado
O estudante não foi localizado pela TV Lupa1.
Veja a decisão da justiça
0862498-55.2024.8.18.0140_68670827 (1).pdf