Cigarros eletrônicos, smartphones e tablets são apreendidos pela PRF no Piauí
Mercadorias apreendidas em ambas as ocorrências foram encaminhadas à Receita Federal para os procedimentos cabíveis.
Em duas ações distintas realizadas na noite desta segunda-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu cigarros eletrônicos contrabandeados e diversos eletrônicos de descaminho na BR 230, km 305, em Floriano.

As apreensões ocorreram durante fiscalizações de rotina em veículos de transporte coletivo. Por volta das 20h30, a equipe da PRF abordou um ônibus modelo Mercedes-Benz/MPolo Paradiso e durante a fiscalização foram encontrados no compartimento de carga 37 unidades de cigarros eletrônicos (vapes).
O responsável pelas encomendas, um homem de 58 anos, informou que os produtos pertenciam a outra pessoa e seriam entregues na cidade de Valença do Piauí.
A venda e importação de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. O contrabando desse tipo de produto representa um risco à saúde pública, já que não há controle de qualidade ou fiscalização sobre sua composição.
Apreensão dos eletrônicos
Pouco tempo depois da primeira abordagem, por volta das 21h17, a mesma equipe policial abordou outro ônibus modelo Mercedes-Benz/MPolo Paradiso e durante a abordagem, foram encontrados diversos eletrônicos importados sem notas fiscais, caracterizando o crime de descaminho de produtos.

Foram apreendidos smartphones das marcas, iPhones e Redmi e tablets modelo Redmi Pad. O valor total dos eletrônicos apreendidos é de aproximadamente R$ 89.200,00. As mercadorias apreendidas em ambas as ocorrências foram encaminhadas à Receita Federal para os procedimentos cabíveis.