Valença: disputa segue dura com Leonardo à frente, segundo Qualitativa
Diferença entre candidatos é de 5 pontos percentuais, segundo os dados da pesquisa.
O Instituto Qualitativa divulgou, nesta sexta-feira (13), nova pesquisa eleitoral realizada no município de Valença do Piauí. Segundo os dados da pesquisa, a disputa está acirrada, com destaque para o candidato Leonardo Nogueira (PT), que está à frente do prefeito Marcelo Costa (PP).
Segundo os dados da pesquisa, iniciando com o cenário estimulado, o candidato Leonardo Nogueira, apoiado pelo governador Rafael Fonteles e presidente Lula, liderou com 43,67% das intenções de voto. Em segundo, apareceu o atual prefeito de Valença, Marcelo Costa, com 38,67%. Mais atrás, com 6,67%, ficou Kássio Gomes.
Já no cenário espontâneo, Leonardo Nogueira aumentou a diferença para o segundo colocado e chegou a 40,33% das intenções de voto contra 37,67% do prefeito Marcelo Costa. Kássio Gomes apareceu com 4,67%.
O Instituto Qualitativa também questionou os entrevistados, independente da sua preferência, quem eles acham que vai vencer as eleições municipais em Valença do Piauí. Conforme o resultado, 36,33% acreditam que Leonardo Nogueira vai vencer, contra 35,67% para o prefeito Marcelo Costa.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Qualitativa, ouviu 300 eleitores, entre os dias 09 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A mesma foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PI-08822/2024.
Polêmicas envolvendo Marcelo Costa
Atual prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa (PP), é conhecido na região por escândalos, ameaças e até briga com repórteres na cidade. O fato mais recente envolvendo o atual prefeito foi a acusação de que ele estaria usando viaturas da Polícia Militar do Piauí em prol de sua campanha eleitoral.
Em dezembro de 2023, o prefeito Marcelo foi flagrado em vídeo xingando e difamando um repórter que estava fazendo a cobertura do evento PimPim Folia, realizado na cidade. No mesmo evento, o prefeito também agrediu um ex-vereador da cidade.
O primeiro fato polêmico envolvendo o prefeito foi um caso de ameaças que Marcelo Costa realizou contra um idoso. No áudio que viralizou nas redes sociais, o gestor chegou a dizer que comeria o coração do homem.
"Você é covarde, né, cachorro, onde é que tu tá cachorro, pra mim arrancar teu coração e bater na sua cara, onde é que tu ta, fala aí onde é que tu tá rapaz, pra mim bater na sua cara, seu cachorro", disse.
Ouça o áudio
Confira todas as polêmicas envolvendo o prefeito Marcelo Costa
- Prefeito de Valença é suspeito de usar viatura da PM em campanha eleitoral
- Prefeito de Valença é multado em mais de R$ 540 mil por crimes contra o meio-ambiente
- Prefeito de Valença cobra taxa de barraqueiros e dinheiro vai pra conta de clínica particular
- Prefeitura de Valença contrata empresa “fantasma” por quase R$ 780 mil para realizar evento
- Prefeito de Valença, Marcelo Costa, perde a postura mais uma vez e agride repórter e ex-vereador
- Prefeito de Valença perde a postura, mais uma vez, e ameaça dar surra em idoso; ouça áudio