Municípios

Procon-PI lança painel com preços de produtos para volta às aulas

Segundo o Procon, o obejetivo é fornecer dados para que pais e responsáveis possam comparar os preços de mercado quando forem adquirir os materiais.

14 de janeiro de 2023 às 16:33
2 min de leitura

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon\MPPI) lançou umpainel de pesquisa de preços para volta às aulas 2023, que tem como objetivo fornecer dados para que pais e responsáveis possam comparar os preços de mercado quando forem adquirir os materiais. A coleta das informações foi realizada pelo Procon/MPPI em 11 de janeiro de 2023, em Teresina.

Procon lança plataforma para volta às aulasDivulgação\MPPI

Segundo o Procon, por meio da ferramenta, o consumidor pode verificar preços de itens como cadernos, estojos, lápiz, papel A4, borracha, caneta, dentre outros. O painel disponibiliza ainda os preços de todas as lojas pesquisadas, facilitando a comparação entre os valores encontrados.

O órgão pontua que durante a matrícula, os estabelecimentos de educação da rede particular também devem disponibilizar o plano de utilização dos materiais estabelecidos de forma detalhada, a descrição da atividade didática a que se destinam, com respectivos objetivos e metodologia, bem como o cronograma de execução.

Regras que as escolas devem seguirDivulgação\MPPI

O Procon/MPPI ainda determinou que o plano de utilização elaborado pela entidade escolar fique fixado durante os dois primeiros meses de sua vigência em local público e de fácil acesso na instituição de ensino e, posteriormente, seja arquivado na secretaria para eventuais consultas e esclarecimentos, assim como para a comprovação de sua execução.

Caso a população perceba alguma irregularidade, é possível encaminhar denúncia para o e-mail [email protected]. O consumidor pode anexar fotos e vídeos que demonstram os possíveis abusos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas