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Prefeitura de Picos vai gastar mais de R$ 1,6 milhão por ano com aluguéis de imóveis; Veja cada um

Uma das principais críticas é o fato de secretarias importantes, como a de Educação, ainda não possuírem sede própria

20 de maio de 2025 às 14:07
5 min de leitura

Um Levantamento feito junto ao Tribunal de Contas do Estado pelo Lupa 1 revela que a Prefeitura de Picos, administrada pelo Prefeito Pabro Santos (MDB), já comprometeu R$ 1.645.880,16 por ano apenas com contratos de alugueres de imóveis. Os espaços alugados, com valores que variam de R$ 4.800,00 a R$ 302.500,00 abrigam repartições municipais, escolas, unidades de saúde, garagens e outros serviços públicos.

Pablo Santos, Prefeito de Picos

O número chama atenção não só pelo valor total, mas por alguns aspectos que geram estranheza. Uma das principais críticas é o fato de secretarias importantes, como a de Educação, ainda não possuírem sede própria, algo incomum para uma cidade do porte de Picos. A situação revela uma dependência estrutural do município em relação a imóveis privados ao longo dos anos, sobretudo pelo possível direcionamento político dos contratos, e o impacto causado diretamente no orçamento público.

Além disso, os valores pagos por imóveis com finalidades semelhantes, como no caso de três garagens para a frota de veículos da Saúde municipal, variam drasticamente. Segundo apuração do site Lupa 1, os contratos vão de R$ 14.400,00 a R$ 49.000,00 por ano, sem que haja uma justificativa clara para tais discrepâncias.

O gasto elevado com aluguéis também levanta questionamentos sobre a política de gestão patrimonial da prefeitura em todas as gestões anteriores, e se repetindo na atual, e a ausência de planejamento para aquisição ou construção de prédios próprios, o que poderia reduzir despesas futuras.


Prefeitura de Picos-PI
Reprodução

Confira os valores contratados, até o dia 20 de maio de 2025, de acordo com o Tribunal de Contas do Piauí:

Unidades de Saúde:

  • UBS do Bairro Paroquial – R$ 24.000,00

  • UBS Belinha Nunes – R$ 24.000,00

  • UBS do Povoado Carnaíbas – R$ 5.760,00

  • UBS do Povoado Curralinho – R$ 3.600,00

  • UBS do Bairro Centro – R$ 42.000,00

  • UBS do Bairro Morada Nova – R$ 42.000,00

  • UBS do Povoado Três Potes – R$ 7.000,00

  • UBS do Bairro Ipueiras (Anexo) – R$ 4.800,00

  • Centro Integrado de Saúde – R$ 302.500,00

  • Anexo da Secretaria de Saúde – R$ 40.000,00

  • CAPS II – R$ 36.000,00

Secretarias e Órgãos Públicos:

  • Secretaria Municipal de Educação – R$ 137.848,00

  • Secretaria de Trabalho e Assistência Social – R$ 31.200,00

  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – R$ 31.680,00

  • Fundo Previdenciário Municipal – R$ 31.900,00

  • Junta Militar – R$ 22.000,00

  • Coordenação do Auxílio Brasil, Coordenadoria da Mulher e Conselho da Pessoa com Deficiência – R$ 14.544,00

Educação:

  • Escola Municipal Professora Otília Neiva de Moura Santos – R$ 252.000,00

  • Creche Municipal Vó Silvina – R$ 216.000,00

  • Escola Municipal Tia Lurdes – R$ 28.648,16

Infraestrutura e Logística:

  • Casa de apoio para motoristas de ambulância – R$ 6.000,00

  • Garagem dos veículos e ônibus escolares – R$ 231.000,00

  • Garagem da frota da Secretaria de Saúde –
    • Unidade 1 – R$ 48.000,00
    • Unidade 2 – R$ 14.400,00
    • Unidade 3 – R$ 49.000,00

Total gasto previsto:R$ 1.645.880,16 por ano

O que diz a prefeitura

Procurada pelo Lupa 1, a prefeitura de Picos, através da Assessoria de Comunicação, informou que os valores condizem com a realidade da cidade, ao tempo em que afirmou que existem de construção e reativação de espaços que sejam de domínio municipal para alocação das pastas municipais. Confira a nota na íntegra:

Considerando os questionamentos feitos pelo veículo de comunicação Lupa 1, vale frisar que, se dividido o valor anual pelos meses do ano, chega-se a um valor que é o condizente com a realidade local, sendo Picos uma das cidades do Piauí com o valor imobiliário dos mais altos para aluguel, não fugindo, portanto, da realidade local.
Em relação a prédios próprios, a gestão ressalta que há projetos de construção e reativação de espaços que sejam de domínio municipal para alocação das pastas municipais, como a reforma do espaço que será o Centro Administrativo (onde serão alocadas as secretarias e coordenações).
Contudo, a gestão iniciou há cinco meses, prazo pequeno para execução de projetos tão grandes.

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