Caos em Parnaíba: lixo acumulado, ruas escuras, saúde e educação em colapso
A inexperiência e o isolamento do prefeito ex-novo Francisco estão provocando um retrocesso recorde na segunda maior cidade do Piauí.
Não é preciso andar muito pra se deparar com uma Parnaíba bem diferente da que todos vivenciaram até o último dia da recente gestão do ex-prefeito Mão Santa.
Francisco Emanuel, o prefeito atual, está diante do desafio de provar se será mesmo capaz de conduzir bem os destinos da maior cidade do estado, sem o apoio daqueles que lhe deram as oportunidades que jamais imaginaria ter na vida.
Francisco Emanuel largou a mão de Mão Santa, um dos maiores líderes políticos do Piauí e decidiu seguir sozinho, ao lado de alguns familiares e outros mais que considerou capazes de lhe ajudar a tocar os destinos de Parnaíba.
Em apenas 4 meses é possível detectar que a cidade já enfrenta as consequências de ter um gestor sem experiência, isolado em sua decisão e incapaz de apresentar as soluções diárias que o cargo exige. Ruas sujas, mato em frente as escolas e muito lixo acumulado em diversos bairros são os exemplos visíveis. Outros,internos, ainda deverão aparecer com o passar dos dias.
Com a gestão do ex-novo Francisco, passada a lua-de-mel, até entre alguns políticos que declararam umoportunista apoio, as críticas já começaram a aparecer.
O atual presidente da câmara municipal, vereador Daniel Jackson, em entrevista recente concedida a TV Costa Norte, discorreu sobre os problemas que se agravam na cidade. Ao criticar a atual situação, apoia falar sobre o agravamento do quadro nas áreas da saúde e educação, encerrou falando sobre a festa junina, tradicional na cidade, que corre o risco de ser um fiasco. Somente após a entrevista do vereador é que o prefeito resolveu nomear o psicólogo Gabriel Araújo para assumir a pasta da cultura. Enquanto isso, em paralelo, seguem parentes em cargos estratégicos e salários diferenciados. Vai do primo maqueiro ao tio “quase prefeito”.
No TCE-PI começam a acumular denúncias e uma preocupação quanto a forma como empresas fornecedoras de itens diversos são contratados. Alguns sem licitação.
blogs independentes e perfis de Instagram, como o do conhecido LIKUT, denunciam os desmandos em vídeos que causam perplexidades a todos.
Mão Santa, o líder execrado, segue calado, até aqui, apenas vendo os desdobramentos da gestão do ex-pupilo.
As ruas onde as lâmpadas não são repostas e onde a coleta de lixo não passa ( ou passa sem regularidade) faz com que parnaibanos simples, humildes, aqueles com os quais Mão Santa mais se identifica, sintam antecipada saudade e imediato arrependimento pelo voto depositado na urna.