Maranhão em Foco

Prefeitura de Timon oferta curso de manipulação para alimentação escolar

Além do curso, as profissionais receberam equipamentos de proteção individual (EPIs).

23 de setembro de 2023 às 09:42
2 min de leitura

A Secretaria Municipal de Educação de Timon promoveu nos dias 20 e 21, um curso de manipulação de alimentos direcionado para as merendeiras escolares. O objetivo da capacitação é garantir que esses profissionais estejam aptos a preparar as refeições de maneira segura e higiênica.

Curso de manipulação de alimentos direcionado para as merendeiras escolares - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Timon

Atualmente, a SEMED fornece mais de 30 mil refeições diárias, contando com uma equipe de nutricionistas encarregada de planejar um cardápio saudável e nutritivo, além de organizar toda a logística de abastecimento das escolas e o acondicionamento dos alimentos, seguindo as normas do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O curso abrangeu mais de 200 profissionais, tanto da zona urbana quanto da zona rural do município. Foram abordados temas como doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares, prevenção de contaminação cruzada, higienização de alimentos, cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios, além de orientações sobre a manipulação na recepção, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, gestão do lixo e controle de pragas, incluindo também a apresentação dos cardápios escolares.

Curso de manipulação de alimentos direcionado para as merendeiras escolares - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Timon

Lara Formiga, Chefe do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, destacou a importância dessa capacitação para a qualidade das refeições dos alunos.

"Essa capacitação reflete na qualidade da refeição dos alunos, porque a gente orienta a quantidade de sal, gordura e açúcar que pode ser inserida na alimentação dos alunos, orientamos também sobre higiene sanitária, e também no desenvolvimento das crianças, pra que elas cresçam saudáveis, sem obesidade e sem excesso de peso. A capacitação também é destinada para a qualidade de vida dos manipuladores, para que elas tenham mais segurança durante o preparo desses alimentos", ressaltou.

Além do curso, as profissionais receberam equipamentos de proteção individual (EPI).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas