Maranhão em Foco

Candidato a vereador é preso por participar de esquema fraudulento no Maranhão

Ação faz parte da operação “Falsum Sit Home”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (17).

17 de abril de 2024 às 10:31
1 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a operação “Falsum Sit Home” e prendeu um homem suspeito de ser responsável por um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral para o município de São José Ribamar, no Maranhão.

Segundo a Polícia Federal, esse indivíduo preso já foi candidato a vereador durante as eleições de 2020, fato que demonstraria possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro. As diligências da PF desta segunda-feira (17) foram concentradas no município maranhense de Paço do Lumiar, onde foram cumpridos um mandado de prisão e um de busca e apreensão em desfavor do homem.

Operação “Falsum Sit Home” - Foto: Divulgação/Polícia Federal

A investigação apurou que o candidato a vereador era o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral para José Ribamar e, para isso, ele fazia uso de documentos falsos. A PF ainda destacou que ele seria responsável também por realizar a falsificação dos documentos.

O investigado contribuiu com a investigação que conseguiu identificar 16 eleitores que transferiram, de forma fraudulenta, o domicílio eleitoral para o município maranhense. O candidato a vereador não teve a identidade revelada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas