Vereador pede audiência pública para discutir aumento da conta de água em Teresina
Concessionária elevou as tarifas em mais de 100%, causando grande impacto no orçamento das famílias teresinenses.
O vereador João Pereira (PT) protocolou na última sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Teresina, um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir o aumento significativo nas tarifas cobradas pela empresa Águas de Teresina. A concessionária elevou as tarifas em mais de 100%, segundo o parlamentar, o que vem causando grande impacto no orçamento das famílias teresinenses.
Segundo o parlamentar, nos últimos meses ele tem recebido relatos de pais e mães de família desesperados com o aumento no preço da tarifa de água.
“Pessoas que ganham salário mínimo e que pagavam 100 reais pela água consumida estão recebendo a conta com o valor duplicado, triplicado e até quadruplicado. Sou vereador para defender o nosso povo, principalmente, os mais necessitados", disse o vereador.
Audiência pública promete reunir órgãos e lideranças
A audiência pública pretende reunir representantes do Ministério Público Estadual, da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSET), lideranças comunitárias e demais órgãos fiscalizadores ou relacionados ao tema. O objetivo é discutir formas de impedir que a população continue sendo afetada pelos valores considerados abusivos.
De acordo com João Pereira, a justificativa da concessionária Águas de Teresina para o aumento das tarifas está relacionada ao programa de saneamento básico em andamento na cidade, que exige investimentos contínuos. No entanto, o vereador critica a medida, apontando que “o serviço nem está em funcionamento".
Apesar das dificuldades impostas pela regulamentação federal e municipal que respaldam as ações da distribuidora, o parlamentar acredita que a Câmara Municipal de Teresina tem o dever de intervir.
“Não vamos nos calar diante desse absurdo. Como parlamentar, devo agir para resolver a situação. O nosso compromisso é com o povo, e estou e estarei sempre na defesa das pautas importantes para a melhoria de vida dos teresinenses, sobretudo os mais necessitados”, afirmou João Pereira.