Geral

Veja quem é o médico Ítalo Costa Sales, novo nome que vai comandar a FMS

Com experiência na área da gestão da medicina de urgência e emergência, o médico chega para contornar a situação da saúde de Teresina.

04 de janeiro de 2024 às 18:41
4 min de leitura

Nesta quinta-feira (04), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, comunicou a saída do procurador Ari Ricardo da Rocha da presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O médico Ítalo Costa Sales, atual diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), será o novo presidente da FMS.

Fundação Municipal de Saúde (FMS) - Foto: AscomFMS

Saiba mais sobre Ítalo Costa Sales

Médico Ítalo Costa Sales - Foto: Divulgação

Ítalo Costa Sales possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí (2016). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Urgência e Emergência. Especialista em Clínica Médica - SBCM (RQE 4242); MBA em Gestão Executiva em Saúde - Hospital Israelita Albert Einstein. Desenvolvimento de projeto e titulação em Lean Six Sigma - IDGP. Compliance em Saúde - Hospital Sírio Libanês.

Participou do planejamento e atuou como médico diarista no Hospital de Campanha Pe. Pedro Balzi de Teresina durante a trajetória do hospital de Campanha. Fez auditoria de dados em Healththechs.

Gestor Médico na iniciativa privada, avaliando e otimizando indicadores hospitalares com foco em qualidade e custo hospitalar, performance do corpo clínico e atividades de Lean Six Sigma; Médico diarista de enfermaria clínica no Hospital de Urgência de Teresina; Preceptor do Internato em Medicina - Uninovafapi. Cofundador de duas empresas.

Foi Diretor Técnico do Hospital de Urgências de Teresina - HUT e posteriormente Diretor Geral com os seguintes resultados: aumento de 62% em cirurgias ortopédicas comparada aos anos anteriores, recorde em procedimento com exames de imagem (mais de 152 mil); reestruturação do controle de acesso e policiamento no hospital.

Médico Ítalo Costa Sales - Foto: Reprodução/ Instagram

HUT tornou-se referência para elavoração de Protocolo Estadual de Transfusão Segura; reformas estruturais em vários setores; avanço nos cuidados a crianças internadas com longa permanência; Qualificações pelo Hospital Sirio Libanes e Oswaldo Cruz; HUT participa de um estudo com a Universidade Federaç de Goiás e o Banco Mundial sobre custos relacionados aos acidentes de trânsito; HUT conseguiu a marca de ser responsável em 60% das captações de órgão e tecidos se destacando como referência na doação de órgãos; atendimento do desatre de José Freitas com excelência; redução do tempo médio de permanência hospitalar para 3,5 dias.

Realizou vários eventos com foco na segurança do paciente; otimização do gerenciamento dos resíduos hospitalares; início de ações para aumento do faturamento hospitalar e melhorias no ciclo de receita.

Crise na saúde

A mudança ocorreu em meio a uma crise na saúde pública, com críticas à falta de insumos, medicamentos e retirada de equipamentos de imagem devido a atrasos nos repasses. Além disso, houve atrasos nos salários de funcionários terceirizados. O prefeito Dr. Pessoa elogiou a gestão de Dr. Ítalo no HUT, destacando seu desempenho em pouco tempo.

O prefeito afirmou que Ari Ricardo, o ex-presidente da FMS, permanecerá no setor jurídico da fundação. Essa decisão foi tomada em meio aos esforços para enfrentar os desafios e melhorar a situação da saúde em Teresina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas