Geral

Thanandra Sarapatinhas quer suspensão da Expoapi após acidente envolvendo animais

A vereadora se manifestou após incidente envolvendo a fuga de cavalos durante queima de fogos no evento, mas depois mudou de ideia.

09 de dezembro de 2021 às 10:16
3 min de leitura

A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota), afirmou nesta quinta-feira (09), que solicitará a suspensão da Expoapi. Ela alega que seja esclarecido o incidente que envolveu a fuga de cavalos durante queima de fogos no evento e resultou em diversos animais feridos.

Vereadora Thanandra Sarapatinhas durante coletiva.
Reprodução/Whatsapp

A vereadora se manifestou através de suas redes sociais, onde diz que irá solicitar a suspensão do evento, até que todas as circunstâncias do acidente envolvendo animais por conta de fogos de artifício usados indevidamente sejam esclarecidas. Thanandra ainda relembra da lei que proíbe o manuseio e a liberação de fogos de artifício com efeito sonoro em todo o Estado do Piauí.

''Agora dia 30, o nosso governador (Wellington Dias), aprovou a lei que proíbe a queima de fogos aqui no nosso Estado. E em um evento, cheio de animais, o povo solta fogos. Cachorro já passa problemas, imagina um cavalo que é um animal altamente sensível. Fico indignada. Então vou atrás de suspender essas festas, que já causam um estresse absurdo nos animais, pois passam o dia todo no evento, e a noite ainda tem o estresse da música e dos fogos'', enfatizou a vereadora.


Mudou de ideia:

A vereadora havia publicado nas redes sociais que iria solicitar o cancelamento do evento, mas mudou de ideia e disse que vai apenas pedir a suspensão das atrações musicais da 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), após seu posicionamento ganhar grande repercussão nesta quinta-feira (09).

''No primeiro momento pensei em suspender, para entender o que estava acontecendo. Só que recebi o convite do vereador Bruno Vilarinho para ir conversar com a organização da Expoapi. Chegando lá, vi que inicialmente a culpa é da produção do show, pois o evento em si estava tudo certo, os animais bem assistidos, tudo certo. Depois teve essa confusão dos fogos na hora do show e os animais se assustaram, então, os donos e os animais foram lesados. A gente tem que ir atrás de suspender os shows, e o evento continua, pode continuar, pois não tem nada de errado. Agora, é encontrar quem foi realmente o culpado de soltar os foguetes, pois já é lei, é proibido soltar. Temos que ir atrás do culpado para que ele pague o tratamento dos animais e pague aos dono que perderam os animais'', justifica a vereadora.

Instagram: Thanandra Sarapatinhas

Entenda:

Nesta quarta-feira (08), durante a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), diversos cavalos fugiram para BR-343 após uma queima de fogos de artifício que ocorreu durante uma das apresentações no evento. Vídeos e imagens que circulam pela internet mostram diversos cavalos machucados e veículos danificados.

No dia 30 de novembro, o governador Wellington Dias (PT), sancionou lei que proíbe o manuseio e a liberação de fogos de artifício com efeito sonoro em todo o Estado do Piauí. A pessoa que for flagrada descumprindo a medida, poderá pagar até R$ 1.500 de multa, em caso de pessoa física, e até R$ 2 mil, em caso de pessoa jurídica.

Veja mais sobre o assunto:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas