Polícia

Cavalos fogem durante queima de fogos na Expoapi e causam acidentes na BR-343

Pelo menos 100 cavalos fugiram durante o show pirotécnico. O número de animais mortos e feridos ainda é indeterminado.​​​

09 de dezembro de 2021 às 07:21
4 min de leitura

Nesta quarta-feira (08), durante a 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), diversos cavalos fugiram para BR-343 após uma queima de fogos de artifício que ocorreu durante uma das apresentações no evento.

Um dos veículos que colidiu com animais, que ficaram feridos na BR-343/ Foto: Reprodução

Vídeos e imagens que circulam pela internet mostram diversos cavalos machucados e veículos danificados. Segundo informações de testemunhas, pelo menos 100 animais fugiram durante a queima de fogos. Os cavalos correram para a rodovia onde acabaram causando acidentes, com carros e motos, e se ferindo. O número de animais mortos e feridos ainda é indeterminado.

Conforme a nota enviada pela organização do evento, a queima de fogos não foi realizada por eles, mas sim pela produção de um dos artistas que se apresentava durante a noite desta quarta-feira. A organização ainda citou o trecho da lei estadual que proíbe a utilização de fogos de artifício, que emite algum efeito sonoro ruidoso, e afirma, ainda, que cumpriu com seu papel, tomando medidas para priorizar a segurança seguindo a lei.

“É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.” relata um trecho da nota.

A secretária de Estado do Agronegócio, Simone Pereira, em entrevista a uma rádio local, falou que após o início da fuga dos animais, a banda que estava se apresentando foi imediatamente impedida de se apresentar e que a organização da 70ª Expoapi prestou todo apoio para a recuperação dos animais.

Confira a nota de esclarecimento da organização do evento abaixo:

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da 70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,

SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU

ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI

Veja mais sobre o assunto:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas