Semarh autoriza processos de regularização de poços para combater seca no Piauí
Mais de 100 processos já foram deferidos até o momento, sendo 30 desses assinados pelo secretário Feliphe Araújo somente na última sexta-feira (11).
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) intensificou as medidas de regularização de poços e concessão de outorgas, com mais de 100 processos deferidos até o momento. O secretário Feliphe Araújo assinou 30 novos processos apenas na última sexta-feira (11), contribuindo para o acesso legal e sustentável à água.
Neste mês, o Governo do Piauí decretou situação emergência em 129 municípios devido à escassez de chuvas, conforme o Decreto n° 23.699, publicado no Diário Oficial do Estado.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Feliphe Araújo, destacou a importância da celeridade no processo de regularização.
“Somente nestes 11 primeiros dias de gestão já autorizamos mais de 100 processos de regularização de poços e outorgas para combater os efeitos da seca grave no Piauí. Estamos empenhados em agilizar a análise e a autorização dos processos de regularização de poços e outorgas. Nosso objetivo é zerar a fila de solicitações até o final deste mês, garantindo que a população tenha acesso à água de forma legal e segura.”, disse o secretário.
Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos, ressaltou o papel da outorga na gestão sustentável dos recursos hídricos no Piauí.
“A outorga é fundamental para controlar o uso da água subterrânea, evitando a exploração excessiva dos aquíferos e assegurando a disponibilidade desse recurso para as futuras gerações. Faremos o que for possível para conferir celeridade aos processos.”, destacou o diretor.
A regularização dos povos e a concessão de outorgas são necessários para assegurar o uso responsável da água.