Rito de fechamento do caixão do papa ocorrerá nesta sexta-feira
Rito marca o fim do velório aberto na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens a Francisco.
Nesta sexta-feira (25), ocorrerá às 20h (horário local de Roma, 15h em Brasília), o início do rito de fechamento do caixão do Papa Francisco. A cerimônia litúrgica será presidida na Basílica de São Pedro pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. O rito marca o fim do velório aberto na Basílica de São Pedro, onde durante três dias mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens a Francisco.
O funeral e a missa de corpo presente estão previstos para iniciar às 10h (5h, em Brasília) deste sábado (26) na Praça São Pedro, marcando o início do Novemdiales, ou Nove Dias Santos, uma antiga tradição católica que consiste em um período de nove dias de luto e orações pela morte do Pontífice.
A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da ÚltimaCommendatio e da Valedictio— despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.