Geral

Resultados finais do Concurso Unificado são homologados

Além disso, foram feitas as convocações para os cursos de formação e divulgados os editais de habilitação para a terceira etapa dos blocos.

07 de março de 2025 às 16:33
2 min de leitura

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) homologou, nesta sexta-feira (7), os resultados finais dos cargos que não exigem curso de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o maior certame da história do Brasil. Além disso, foram feitas as convocações para os cursos de formação e divulgados os editais de habilitação para a terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática.

Concurso Unificado- Foto:Agência Brasil

O perfil dos aprovados reflete a diversidade do país, com candidatos provenientes de todos os estados brasileiros e oriundos de 908 cidades. Do total de classificados (incluindo os chamados para vagas imediatas e para os cursos de formação), 36,5% residem em municípios do interior, fora das capitais, demonstrando a importância da descentralização das provas, que foram aplicadas em 228 cidades. Outro dado significativo é a inclusão social promovida pelo certame: um terço dos aprovados é composto por pessoas pretas, pardas, com deficiência ou indígenas, evidenciando o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público.

Com a divulgação dos editais de homologação, inicia-se a última fase do CPNU. Para os convocados aos cursos de formação, a matrícula é obrigatória, seguindo os prazos e procedimentos especificados nos editais. Já para os candidatos habilitados às provas didáticas do IBGE, um edital específico detalha essa etapa.

Os aprovados para cargos sem necessidade de curso de formação deverão aguardar a efetiva convocação pelos órgãos competentes, como ministérios, agências reguladoras, institutos e autarquias. Apesar de as vagas serem imediatas, a nomeação depende da aprovação e sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para março. Somente após essa sanção, cada órgão poderá solicitar o provimento dos cargos, que será autorizado pelo MGI. A expectativa é que as convocações ocorram entre o final de abril e o início de maio.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas