Geral

Rafael Fonteles entrega nova Central de Monitoramento Eletrônico em Teresina

Nova Central agora acompanha 1.268 pessoas por meio de tornozeleiras eletrônicas, com monitoramento 24 horas.

20 de fevereiro de 2025 às 16:43
2 min de leitura

O governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Justiça, Carlos Augusto, inauguraram nessa quinta-feira (20) a nova Central de Monitoramento Eletrônico, que agora acompanha 1.268 pessoas por meio de tornozeleiras eletrônicas, com monitoramento 24 horas. A Central também conta com equipes multidisciplinares, como assistentes sociais, psicólogos e assessores jurídicos, para apoiar essas pessoas.

Governador Rafael Fonteles - Foto: Governo do Piauí

O governador destacou que a Central recebeu investimentos federais e estaduais, somando cerca de R$ 2 milhões, com o objetivo de garantir o monitoramento eficaz dos indivíduos que utilizam a tornozeleira, além de ser usada no acompanhamento do sistema prisional.

“A Central de Monitoramento Eletrônico recebeu recursos federais e estaduais, totalizando cerca de R$ 2 milhões, para garantir o monitoramento daquelas pessoas que têm que usar tornozeleira eletrônica, principalmente. Mas também é usado no monitoramento de todo o sistema das unidades prisionais. Então, o governo investe no capital humano, novos policiais penais, na infraestrutura física e tecnológica das unidades e na inteligência da Polícia Penal e isso representa uma síntese de tudo que temos feito para garantir esse elo da segurança pública, para garantir a guarda das pessoas privadas de liberdade, condenadas pela Justiça, e, ao mesmo tempo, garantir a ressocialização”, disse Rafael Fonteles.

Localizada na BR 316, Km 7, Bairro Santo Antônio, ao lado da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, na zona sul de Teresina, a Central de Monitoramento Eletrônico usa tecnologia em tempo real.

Atualmente, 5.400 pessoas cumprem penas alternativas por meio da Central de Penas Alternativas, vinculada à Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça. A medida também deve contribuir para o processo de ressocialização dos detentos, com o objetivo de evitar a reincidência criminosa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas