Rafael Fonteles entrega nova Central de Monitoramento Eletrônico em Teresina
Nova Central agora acompanha 1.268 pessoas por meio de tornozeleiras eletrônicas, com monitoramento 24 horas.
O governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Justiça, Carlos Augusto, inauguraram nessa quinta-feira (20) a nova Central de Monitoramento Eletrônico, que agora acompanha 1.268 pessoas por meio de tornozeleiras eletrônicas, com monitoramento 24 horas. A Central também conta com equipes multidisciplinares, como assistentes sociais, psicólogos e assessores jurídicos, para apoiar essas pessoas.
O governador destacou que a Central recebeu investimentos federais e estaduais, somando cerca de R$ 2 milhões, com o objetivo de garantir o monitoramento eficaz dos indivíduos que utilizam a tornozeleira, além de ser usada no acompanhamento do sistema prisional.
“A Central de Monitoramento Eletrônico recebeu recursos federais e estaduais, totalizando cerca de R$ 2 milhões, para garantir o monitoramento daquelas pessoas que têm que usar tornozeleira eletrônica, principalmente. Mas também é usado no monitoramento de todo o sistema das unidades prisionais. Então, o governo investe no capital humano, novos policiais penais, na infraestrutura física e tecnológica das unidades e na inteligência da Polícia Penal e isso representa uma síntese de tudo que temos feito para garantir esse elo da segurança pública, para garantir a guarda das pessoas privadas de liberdade, condenadas pela Justiça, e, ao mesmo tempo, garantir a ressocialização”, disse Rafael Fonteles.
Localizada na BR 316, Km 7, Bairro Santo Antônio, ao lado da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, na zona sul de Teresina, a Central de Monitoramento Eletrônico usa tecnologia em tempo real.
Atualmente, 5.400 pessoas cumprem penas alternativas por meio da Central de Penas Alternativas, vinculada à Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça. A medida também deve contribuir para o processo de ressocialização dos detentos, com o objetivo de evitar a reincidência criminosa.