Geral

"Um pedaço de mim que não volta mais", diz mãe de estudante morta em calourada

Maria do Socorro esteve presente no ato em homenagem a filha Janaína Bezerra, estuprada e assassinada após uma calourada na UFPI.

30 de janeiro de 2023 às 17:30
4 min de leitura

Na tarde desta segunda-feira (30) estudantes e amigos de Janaína Bezerra, estuprada e assassinada após uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizam um protesto pela morte da jovem. O ato acontece em frente ao prédio da Reitoria da instituição e foi organizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos).

Ato em homenagem a estudanteLarisse Lopes\LUPA1

Bastante emocionada, Maria do Socorro da Silva, mãe da estudante, relembrou que a filha tinha um futuro lindo pela frente, mas que acabou sendo interrompido. O principal suspeito de cometer o crime é um mestrando em matemática, identificado como Thiago Mayson.

“Tiraram a vida da minha filha, batalhadora e sonhadora, tentando vencer para ter uma vida melhor. E uma pessoa tirou a vida dela, estragou os sonhos dela, que ela tinha muitos sonhos. Destruíram o sonho dela. Ela foi um pedaço de mim, que não volta mais nunca. Nunca mais eu vou ver minha filha”, declarou.


Janaina era a primeira pessoa da família a cursar o ensino superior, além de uma ótima aluna, também escrevia poemas em uma página nas redes sociais.

Estudantes prestando homenagensLarisse Lopes\LUPA1

Momentos antes, a UFPI emitiu uma nota suspendendo a realização de festas no campos e a criação de um protocolo contra a violência de gênero.

"A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reconhece a importância histórica do movimento estudantil no país e no Estado, e acolhe essa atuação na Instituição. No entanto, diante das atuais circunstâncias, a realização de eventos festivos que extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico estará suspensa até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade.

Além disso, a UFPI, considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas por seus docentes, servidores e estudantes, elaborará, por meio de comissão constituída para esse fim, um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero".

AULAS SUSPENSAS

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) suspendeu as atividades acadêmicas nesta segunda-feira (30) em luto oficial pela morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos. A estudante foi encontrada morta no último sábado (28) dentro das dependências da instituição.

LAUDO DO IML DIZ QUE JOVEM TEVE PESCOÇO QUEBRADO

O Instituto de Medicina Legal (IML) revelou a causa da morte da jovem estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos. A estudante foi estuprada e teve o pescoço quebrado.

O desenrolar do crime bárbaro foi divulgado em nota da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e o laudo aponta que houve uma torção na coluna da vítima, ocasionada por asfixia ou luta corporal.

A nota também esclarece que a estudante teve relações sexuais com o principal suspeito do crime, o mestrando Thiago Mayson da Silva Barbosa. Thiago alega que o sexo foi consentido, mas as marcas de agressões apontam que a vítima foi violentada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas