Prefeitura de Teresina divulga informações sobre o acesso ao Mirante da Ponte Estaiada
Visitação ao Mirante da Ponte Estaiada poderá ser temporariamente interrompida, caso ocorra algum problema com o elevador ou com o gerador de energia.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), divulga uma série de orientações a respeito do acesso ao Mirante da Ponte Estaiada, um importante atrativo turístico de Teresina.
Horário de funcionamento e formas de pagamento:
O Mirante funciona apenas com um elevador, no horário de 08h às 14h, de terça a domingo e aos feriados. Às segundas-feiras o local é fechado para manutenção. No acesso são estabelecidos grupos de quatro adultos e duas crianças ou somente cinco adultos por vez no elevador, com tempo máximo de 10 minutos para a visita.
O horário de visitação ao Mirante, em condições normais, quando os dois elevadores estão ativos, é de 9h às 18h, de terça a sexta, e 9h às 19h, aos sábados domingos e feriados. De acordo com o coordenador da Semdec, na ponte há dois elevadores, mas em razão da troca dos cabos de sustentação, apenas um dos elevadores está funcionando.
“Em função da necessidade de troca dos cabos de sustentação dos elevadores e das polias, apenas um elevador, dos dois existentes, está funcionando. Como esse elevador fica de frente para o rio Poti, recebe o sol da tarde, o que gera sobrecarga por conta do calor. Por essa razão, a SEMDEC decidiu, provisoriamente, alterar o horário de funcionamento, deixando apenas na parte da manhã, quando a temperatura é mais amena. Quando o segundo elevador voltar a funcionar, o horário normal será restabelecido. No momento, a empresa de manutenção informou que já solicitou os cabos e mandou produzir a polia. Em breve, tudo retornará ao normal”
Valores e formas de pagamento:
A taxa de acesso é no valor R$ 4,00 (Inteira) e R$ 2,00 (Meia); crianças até 10 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com necessidades especiais estão isentos de cobrança da taxa. Estudantes e professores, mediante identificação da função, têm direito à meia entrada. O pagamento pode ser feito em espécie, pix e cartão de crédito ou débito.
Casos de fechamento do acesso:
A visitação ao Mirante da Ponte Estaiada poderá ser temporariamente interrompida, caso ocorra algum problema com o elevador ou com o gerador de energia. A interrupção acontece por questões de segurança e por zelo aos visitantes e funcionários. Após a solução do problema, o acesso será retomado e todos poderão voltar a realizar a visita com total segurança.
Principais situações para a interrupção do acesso ao mirante:
- Problemas imprevistos no funcionamento do elevador;
- Quedas e falta de energia, que são constantes, causando danos a peças e equipamentos;
- Condições climáticas, quando há chuvas ou tempo fechado. Nesses casos, como os elevadores são externos, às chuvas atingem o teto, os cabos e as laterais, podendo causar danos ao funcionamento.
Manutenção:
Os elevadores da Ponte Estaiada recebem manutenção da empresa Nordeste Elevadores, licitada pela Saad Centro, órgão da Prefeitura de Teresina, responsável pela licitação e contratação.