Geral

Preço de medicamentos deve aumentar em até 4,5% a partir deste domingo

Governo federal autorizou o aumento no valor, que foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

31 de março de 2024 às 13:30
1 min de leitura

Os preços dos medicamentos em todo o país devem subir até 4,5% a partir deste domingo (31). O governo federal autorizou o aumento no valor, que foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), e publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta (28).

Medicamentos terão aumento - Foto: ReproduçãoReprodução / Internet

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o valor é o menor praticado desde o ano de 2020 e que “não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste".

Segundo a CMED, as farmácias poderão atualizar os novos preços em até 15 dias de uma única vez ou “parcelar” esse aumento ao longo do ano.

Além disso, ficou estabelecido que as empresas farmacêuticas deverão dar “ampla publicidade de seus produtos, por meio de publicações em mídias especializadas de grande circulação”.

Ainda de acordo com o órgão, o reajuste leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação e a concorrência de mercado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas