Operação Cerrado Vivo: Semarh desmonta carvoaria ilegal no Sul do Piauí
Operação segue até este sábado (16) e já identificou vários alertas de desmatamento do sul do estado.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza até este sábado (16), a 20ª Operação Cerrado Vivo, que tem o objetivo de combater o desmatamento ilegal no Piauí.

Segundo o diretor de fiscalização ambiental da Semarh, Major Denio Marinho essa semana já foram identificados vários alertas de desmatamentos, entre eles uma carvoaria dentro de um reserva legal na cidade de Corrente.
O local apresentava 250 hectares de desmatamento.Ainda de acordo com o diretor, os responsáveis serão autuados por crime ambiental e multados.
“Foi encontrada uma carvoaria, inclusive dentro de uma reserva legal. O responsável além de ser multado por desmatamento, também será multado pela questão do empreendimento ilegal, em funcionamento sem autorização do órgão ambiental”, disse o diretor.
A operação ocorre por meio de alertas disparados via satélite, monitorados pelas equipes da Semarh, além de denúncias de particular, requisição ministerial e determinação judicial.

O Major Denio Marinho ainda declarou que o Governo do Piauí, por meio da Semarh com o apoio da Polícia Civil e Militar, vai seguir agindo para coibir e chegar ao desmatamento ilegal zero no estado. Somente no ano passado foram realizadas 14 operações Cerrado Vivo, este ano o número de ções já chegam a 20.
“Esses desmatamentos representam um grave risco para o equilíbrio ecológico e a conservação dos recursos naturais locais. Ações de fiscalização e responsabilização dos responsáveis estão sendo intensificadas, juntamente com medidas de recuperação ambiental”, declarou o auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira.