MPPI prorroga inscrições para palestras de incentivo à fiscalização de recursos públicos até sexta
Projeto visa propiciar aos cidadãos o conhecimento das ferramentas já existentes na internet para acompanhamento e fiscalização dos orçamentos.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 36ª Promotoria de Justiça, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), realiza no dia 20 de junho, o lançamento do projeto Abrindo as Contas (Ábaco), que contará com diversas palestras sobre incentivo à fiscalização de recursos públicos. O evento acontecerá a partir das 9h. no auditório do TCE.
O projeto visa propiciar aos cidadãos o conhecimento das ferramentas já existentes na internet para acompanhamento e fiscalização dos orçamentos; incentivar uma maior discussão sobre os orçamentos, especialmente acerca da prioridade na alocação de recursos; melhorar os portais de transparência dos órgãos públicos, a fim de que o cidadão e a sociedade civil organizada tenham, no menor tempo possível, informações detalhadas sobre qualquer despesa pública; e apresentar mecanismos para acompanhamento orçamentário através do Power B.I.
Também são parceiros o Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), a Assessoria de Planejamento e Gestão do MPPI (Assesplages) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).