Geral

Moradores de Cajueiro da Praia voltam a denunciar invasão de terras por casal de empresários

Homens armados derrubaram barracas de praias e casebres de palhas nas áreas que estão sendo reivindicadas pelo casal.

19 de janeiro de 2022 às 07:14
5 min de leitura

Neste final de semana, moradores do município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, denunciaram novamente que o casal, a empresária Vivian Alencar e o médico Marcus Sabry, continuam a ameaçar o domínio de suas terras.

De acordo com informações repassadas ao programa Boa Tarde, Boa Tarde da TV Band Piauí, homens armados derrubaram barracas de praias e casebres de palhas nas áreas que estão sendo reivindicadas pelo casal. Cercas de arame foram armadas em volta da área.

Casebre derrubado em Cajueiro da Praia. Reprodução/ WhatsApp

Ainda segundo relatos, o casal contou com a ajuda de 30 homens fortemente armados, entre eles, policiais em atividade. Até placas foram usadas para demarcar a área.

“Ela [Vivian Alencar] quer fechar a passagem que a gente tem para ir para a praia, ela quer cercar por trás da minha barraca. Depois que ela colocar essa cerca, não tem quem tire mais não. O que ela pode fazer é querer derrubar a minha barraca e de outros. Ela mandou os seguranças tirar a gente de lá da praia, como se a gente tivesse dentro do terreno dela. A gente estava dentro da praia, debaixo da pesqueira da gente”, relatou um dos nativos afetados.

Outro lado

O Lupa1, entrou em contato com a Vivian Alencar, mulher do Dr. Marcus Sabry, que nos informou sua versão sobre o caso. Segundo Vivian, ela está sendo classificada como grileira, mas a mesma relata não ser verdade, por possuir o contrato de sessão de terras negociado junto ao responsável legal das terras, José de Anchieta Juracy.

“O doutor Anchieta vendeu esse direito da posse – porque as terras são da União – para mim e para o meu marido, o Marcus Sabry. Eu tenho contrato de compra e venda, eu tenho o documento que diz que o RIP desde 1993 é do doutor Anchieta, eu tenho tudo. E a situação que está girando em torno disso é que estão querendo me transformar na grileira, sendo que a grileira não sou eu”, relatou.

Sobre a derrubada de imóveis no local, Vivian disse que isso ocorreu, pois, a área já havia sido adquirida. “Eu derrubei essa pesqueira, e eu tenho como provar, que a pesqueira já tinha sido vendida e negociada comigo, com o advogado Daniel Rio Lima”.

Vivian ainda denuncia que a deputada Teresa Britto, o padre Luiz Eduardo e seu irmão são os verdadeiros envolvidos no esquema de grilagem de terra da região.

“Eu tenho como provar que a Teresa Britto que grila terra. Eu tenho como te provar que o padre Luiz Eduardo anda junto com ela. Eu tenho um vídeo, eu tenho um documento, eu tenho contrato, eu tenho um pedido de liminar falso”.

E ainda acrescenta: “Quem está grilando terra lá é o irmão do padre Luiz Eduardo, que vendeu para um primo meu, que vendeu para Teresa Britto; pedido de liminar que a Teresa Britto faz pra ligar a energia dela com documentos falsos, porque só quem pode pedir pra ligar a energia lá é o próprio doutor Anchieta, titular do RIP, outra pessoa não pode”, finalizou.

CamScanner 12-14-2021 14.57 (1).pdf

Prefeito de Cajueiro da Praia se reúne a órgãos para resolver conflitos de terras e garantir trabalhos dos pescadores

Na manhã desta terça (18), o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, reuniu-se com várias autoridades visando resolver os conflitos para a resolução dos problemas relacionados ao domínio de terra no município.

A reunião contou com a presença do Superintendente do Patrimônio da União (SPU) no Piauí, Marcelo Barbosa de Morais e de representante do ICMbio, Adriano Rocha, deputada estadual Teresa Brito e do Promotor de Justiça, Galeno Aristóteles coelho de Sá. Que observaram de perto toda a situação de conflitos que o município enfrenta.

De acordo com o prefeito, cercas fechando o acesso às praias e contornando vários terrenos foram retiradas e a pesqueira derrubada por terceiros, deverá ser construída novamente.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas