Por Emanuel Oliveira , Thawan Melo
20 de agosto de 2026 às 09:44 ▪ Atualizado há 45 minutos
A segunda fase da Operação Chip Falso resultou, nesta quinta-feira (20), na prisão do homem apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa investigada por assumir ilegalmente linhas telefônicas e utilizá-las na aplicação de golpes eletrônicos.
Líder de esquema que clonava linhas telefônicas para aplicar golpes é preso em Teresina - Foto: Divulgação
Em entrevista à TV Lupa1, o delegado Humberto Mácola explicou que as informações que levaram à nova etapa foram obtidas a partir da análise de celulares apreendidos e de depoimentos colhidos durante a primeira fase da investigação, realizada em julho.
Segundo o delegado, o líder do grupo recrutava pessoas para fornecer dados pessoais e selfies utilizados no esquema. Em troca, os participantes recebiam entre R$ 200 e R$ 300 por cadastro.
“Ele era responsável por copitar pessoas pra entregar seus selfies, seus cadastros e assim receber a linha que era derrubada de uma de bem, de inocente”, explicou.
De acordo com a investigação, o grupo conseguia acessar sistemas de operadoras e realizar a transferência indevida da titularidade das linhas, prática conhecida como SIM Swap. Com o número da vítima sob controle, os suspeitos poderiam acessar códigos de verificação e tentar assumir contas de WhatsApp, redes sociais, serviços digitais e contas bancárias.
As vítimas foram identificadas em diferentes estados do país. Conforme a SSP-PI, há registros em São Paulo, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais.
Nesta segunda fase, foram expedidos 32 mandados judiciais, entre buscas e prisões temporárias. Segundo Humberto Mácola, 16 mandados eram de prisão e, até o momento da entrevista, nove pessoas haviam sido capturadas. As equipes continuavam nas ruas em busca dos demais alvos.
A investigação também identificou mais de 100 pessoas que teriam fornecido dados para o esquema. Segundo o delegado, parte delas está sendo intimada para prestar depoimento.
Mácola afirmou ainda que a mulher presa na primeira fase da operação é companheira do homem apontado como líder da organização.
A Polícia Civil orienta que usuários fiquem atentos à perda repentina e prolongada do sinal do celular. Caso o aparelho deixe inesperadamente de realizar ligações ou acessar serviços vinculados ao número, a recomendação é procurar imediatamente a operadora para verificar se houve uma transferência não autorizada da linha.
Em caso de irregularidade, a orientação também é registrar boletim de ocorrência para documentar a possível fraude.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e apurar a extensão dos golpes praticados pelo grupo.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Ocorrência
Investigação
DENÚNCIA
Inquérito instaurado
INVESTIGAÇÃO
Ataque
Eleições 2026
Operação Chip Falso
Acolhimento
Nepotismo
Enriquecimento ilícito
Bloqueios
Na mira do TCE
Propaganda antecipada
Crime
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.