Geral

Halloween: saiba como a data foi criada e conheça algumas curiosidades

Nesta segunda-feira (31) a data é comemorada em vários países pelo mundo.

31 de outubro de 2022 às 14:07
2 min de leitura

Nesta segunda-feira (31) é comemorado oficialmente o Halloween, sendo uma das datas mais populares e conhecidas no mundo todo. Uma coisa que muita gente não sabe é como ela surgiu, sendo uma data também recheada de curiosidades.

Em países como Estados Unidos é comum que nesta época do ano várias pessoas se fantasiem e saiam para pedir doces.

Como foi criado

A data teve início em um festival criado pelos Celtas
Reprodução / Internet

De acordo com estudos já realizados por historiadores, o Halloween surgiu durante um festival realizado pelos povos Celtas, onde habitavam nas Ilhas Britânicas e possuíam uma religião pagã.

Os celtas praticavam um festival denominado de Samhain, em que era dedicado aos mortos e também para celebrar a passagem de ano. A comemoração era realizada todos os anos entre 31 de outubro e 1 de novembro, onde representava um período importante para o calendário Celta.

A fusão de elementos da cultura pagã com elementos da cultura cristã deu origem então à data. Somente no século XIX que ela chegou nos Estados Unidos, e depois foi sendo espalhado para outros países.

Curiosidades

Algumas curiosidades sobre o Halloween
Reprodução / Internet

Halloween no Brasil

Já aqui no brasil, a data só passou a ser comemorada no século XX. Um dos fatores que ajudaram e muito para a popularização da celebração por aqui foi a internet.

No país, no dia 31 de outubro, também é comemorado o dia do Saci, isso porque houve algumas críticas por introduzirem no Brasil uma comemoração que é oriunda de fora. Essa foi a forma encontrada para que a cultura brasileira também pudesse ser valorizada.

Monstros

A crença em monstros se dá devido ao festival Celta, em que eles acreditavam que figuras malignas podiam aproveitar a passagem dos mortos para fazer mal aos humanos.

Vários países celebram a data hojeReprodução / Internet

Uso de abóboras

Foi nos Estados Unidos que o uso de abóboras no Halloween se popularizou, inspirado em tradições irlandesas. Os irlandeses acreditavam que se esculpissem rostos macabros em nabos isso afastaria os maus espíritos. E devido a grande disponibilidade de abóboras nos EUA, acabaram substituindo o Nabo por elas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas