Governo do Piauí lança campanha Mulher Março contra assédio moral e sexual
Solenidade marcou a apresentação da campanha, destacando o objetivo, importância e as principais ações a serem desenvolvidas ao longo da iniciativa.
Na véspera do Dia Internacional das Mulheres, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, lançou a campanha 'Março Mulher – Sem Assédio Moral e Sexual'. A solenidade, realizada nesta sexta-feira (7), destacou o objetivo da iniciativa, sua importância e as principais ações que serão desenvolvidas ao longo do mês, tanto em Teresina quanto em outras regiões do estado.
O evento de lançamento também abriu espaço para a exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar, além da Feira das Empreendedoras, onde mulheres puderam divulgar e vender seus trabalhos. Serviços de saúde também foram disponibilizados para os trabalhadores, incluindo vacinas e testes rápidos oferecidos pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Entre os imunizantes disponíveis estavam as vacinas contra hepatite B, tétano, febre amarela e tríplice viral, além do suporte de profissionais de psicologia e enfermagem.
O espaço gastronômico do evento contou com a participação de diversas empreendedoras, como a doceira e boleira Janaína Lavu, que celebrou a oportunidade de divulgar seu trabalho. “Este momento é fundamental para que possamos mostrar nosso trabalho e permitir que mais pessoas conheçam o que fazemos. É uma ótima oportunidade de divulgação. Quero aproveitar para expressar minha gratidão, especialmente próximo deste dia tão significativo, para celebrarmos as mulheres empreendedoras”, afirmou.
A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a relevância da campanha, reforçando a necessidade do enfrentamento ao assédio moral e sexual. “Março é um mês de luta, mas também marca as conquistas das mulheres na sociedade. Através da campanha, trabalhamos o enfrentamento ao assédio moral e sexual, pelo fato de nós mulheres estarmos suscetíveis aos vários tipos de violência”, enfatizou.
Já a secretária da Assistência Social, Regina Sousa, ressaltou a importância de manter a discussão e as ações para além do mês de março. “As semanas que evidenciam essas pautas são para lembrar, para não deixar esquecer que os problemas das mulheres não acabam. Para isso, as ações devem acontecer o ano inteiro, para estarmos educando a população sobre isso”, defendeu.
A campanha ‘Março Mulher – Sem Assédio Moral e Sexual’ segue ao longo do mês com diversas atividades voltadas à conscientização, prevenção e combate à violência contra as mulheres, fortalecendo a luta por igualdade e respeito.