Ex-ministro da Agricultura e ex governador de Minas, Antônio Andrade morre aos 71 anos
Andrade estava internado desde novembro de 2024 no Hospital Biocor, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na manhã desta quarta-feira (5), morreu o ex-vice-governador de Minas Gerais e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade aos 71 anos.

Segundo informações de familiares, Andrade estava internado desde novembro de 2024 no Hospital Biocor, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para o tratamento de uma doença degenerativa. O falecimento ocorreu devido a complicações de uma pneumonia.
Tragetória
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e agropecuarista, Antônio Andrade teve uma carreira marcante na política mineira e nacional. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ele foi presidente do partido em Minas Gerais e exerceu três mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre 1994 e 2002.
No cenário federal, Andrade atuou como deputado federal entre 2007 e 2015. Em 2013, foi nomeado ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo da então presidenta Dilma Rousseff (PT), cargo que ocupou até 2014. Posteriormente, integrou a gestão estadual como vice-governador de Minas Gerais entre 2015 e 2018, ao lado do ex-governador Fernando Pimentel (PT). Além disso, Andrade também teve atuação na política municipal, sendo prefeito da cidade de Vazante, na Região do Alto Paranaíba.
Repercussão
A morte de Antônio Andrade gerou comoção no cenário político. Em nota divulgada nas redes sociais, o MDB lamentou o falecimento do ex-ministro.
"Será sempre lembrado por nós, emedebistas, pelo seu trabalho, fidelidade e dedicação ao partido. Aos familiares e amigos, nosso apoio e solidariedade", afirmou a legenda.
O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também manifestou pesar pela perda.
"É a perda de uma personalidade que teve uma longa jornada na vida pública. Deixo a minha solidariedade a seus familiares e amigos", declarou o governador.