Geral

Equatorial Piauí e SEID alinham projeto para ampliar acesso a Tarifa Social

Programa garante descontos de até 65% na fatura de energia para clientes baixa renda e com deficiência

15 de setembro de 2023 às 09:56
5 min de leitura

A Equatorial Piauí, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), discutiram a formulação de um termo de cooperação técnica para ampliar o acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para pessoa com deficiência. O programa garante descontos de até 65% na fatura de energia para clientes baixa renda e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo a resolução nº 1000/21, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), todas as unidades consumidoras que possuírem famílias com renda de até 3 salários-mínimos e com pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) no qual o tratamento, procedimento médico ou terapêutico necessite do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, têm direito ao benefício com descontos de até 65% na fatura de energia para clientes baixa renda.

Equatorial Piauí e SEID alinham projeto para ampliar acesso a Tarifa Social a pessoas com deficiênciaFoto: Reprodução

“Esse é um mecanismo para que as famílias tenham direito a importantes descontos na conta de energia. Essa parceria entre Equatorial e Seid vem para ampliar o número de pessoas com acesso a descontos de até 65% na sua fatura mensal de energia. Para isso, a SEID vai realizar um mapeamento das famílias que atendem os critérios e repassar para a Equatorial, alguns critérios são: nº do NIS, Cadastro Único (CadÚnico) ou BPC atualizados e o laudo emitido por profissional médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou homologado, certificando a situação de saúde, informando qual aparelho elétrico é necessário, número de horas mensais e a previsão de período de uso. Importante ressaltar que a fatura de energia não precisa está no nome da pessoa com deficiência, assim basta que ela indique qual o número da conta contrato onde ela reside e independente de quem é o titular da conta pode ser concedido o benefício”, disse Júlia Pessoa, Executiva de Comunicaçãoda Equatorial Piauí.

Atualmente, no Piauí aproximadamente 576.572 famílias são beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica.

O Secretário de Estado da Seid, Mauro Eduardo, afirma que a iniciativa vem para garantir mais conforto para as pessoas com deficiência.

Equatorial Piauí e SEID alinham projeto para ampliar acesso a Tarifa Social a pessoas com deficiênciaFoto: Reprodução

“É uma expectativa muito grande, pois é uma parceria muito importante que vai disponibilizar mais conforto às famílias. A maioria das famílias são baixa renda e, muitas vezes, possuem dificuldades de arcar com o pagamento de um conta de energia. Por isso, o benefício vem para disponibilizar um importante desconto na sua fatura. A maioria das pessoas necessitam da utilização de equipamentos para auxiliar nas suas condições diárias. Com isso, a tarifa vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Piauí”, destacou Mauro Eduardo.

Equatorial Piauí e SEID alinham projeto para ampliar acesso a Tarifa Social a pessoas com deficiênciaFoto: Reprodução

Famílias que possuam membros com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito ao benefício de acordo com resolução da ANEEL, sendo necessário atender todos os critérios estabelecidos. Elena Lima é mão de dois filhos autistas e ressalta a importância da iniciativa para a população do estado.

“Enquanto mãe de autistas estamos muitos felizes como esse desconto, tendo em vista, que vai alcançar muitas famílias que realmente necessitam. Essa parceria entre Equatorial e Seid vem em um momento no qual as pessoas estão realmente precisando desse apoio. A ação vai ter um grande alcance, já que temos muitas pessoas com deficiência no Piauí e a maioria precisa desse desconto. Quero parabenizar a Equatorial por esse projeto que vem de encontro com uma necessidade da nossa população, principalmente aqueles com deficiência”, pontua.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas