Geral

Dino libera repasses de emendas para UESPI após cumprimento de exigências

Suspensão das transferências havia sido determinada pelo ministro Flávio Dino no início do mês.

11 de abril de 2025 às 22:17
2 min de leitura

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu parcialmente, na noite desta sexta-feira (11), a decisão que havia bloqueado o envio de emendas parlamentares do tipo “Pix” para instituições de ensino superior de oito estados, entre eles o Piauí. Com a decisão, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e suas fundações de apoio estão novamente autorizadas a receber os recursos.

Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Foto: Isadora Santos/Lupa1

A liberação ocorreu após o estado comprovar o cumprimento da ordem judicial que exigia a criação de normas para garantir a transparência, controle e prestação de contas das chamadas transferências especiais — conhecidas como “emendas Pix”, por caírem diretamente no caixa das instituições, sem a necessidade de convênios formais.

A suspensão das transferências havia sido determinada por Dino no início do mês, com base no descumprimento, por parte de alguns estados, da exigência de publicação de regras claras sobre a aplicação dos recursos. A medida afetava diretamente universidades e suas fundações de apoio, impactando o planejamento e a execução de projetos acadêmicos, científicos e de infraestrutura.

Ministro Flávio Dino - Foto: Reprodução/Governo do PiauíReprodução/Governo do Piauí

Com a comprovação da regularização por parte do Piauí, além de Acre e Pernambuco, apenas os demais estados — como Alagoas, Maranhão, Paraíba, Rondônia e Sergipe seguem com os repasses suspensos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas