Conheça Radar e Dax, os cães policiais que ajudam no trabalho das Forças de Segurança em Timon
Os animais integram a equipe investigativa das forças de segurança em Timon. Os cães são da raça cocker espaniel e recebem treinamento especial.
Radar e Dax fazem parte do Núcleo de Operações de Cães, o NOC. Os animais integram a equipe investigativa das forças de segurança em Timon. Os cães policiais são da raça cocker espaniel e recebem treinamento especial de acordo com a tarefa no combate ao crime.
Pequenos e espertos
Logo na primeira operação, Radar ajudou a polícia de Timon a apreender duas armas longas, mais de 1Kg de cocaína, e 400 gramas de crack. Com seu focinho aguçado facilitou o trabalho dos policiais, que ganharam mais tempo para solucionar outras diligências.
Os cães K9 Radar, de 2 anos, e Dax, de 1 ano, estão à disposição dos órgãos de segurança do município: Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito em Timon (DMtrans), e Polícia Rodoviária Federal.
No canil do 18º Batalhão da Polícia Civil, o primeiro do interior do Maranhão, os animais recebem treinamento diário, de segunda a segunda. As atividades envolvem instruções para detecção de drogas e armas. O Grupo de Pronto Emprego (GPE) reveza as atividades com os policiais entre treinos e cuidados básicos.
“A gente adotou cães de menor porte, porque por serem menores conseguem entrar em locais de difícil acesso, como bagageiros de carro, guarda-roupa, de baixo da cama. Não queremos um cão para proteção, mas para detecção de drogas”, explica o instrutor e investigador da Polícia Civil, Diego Carvalho.
Radar e Dax sob cuidados especiais
Os cães policiais precisam de uma atenção diferenciada. Radar e Dax são alimentados com a melhor ração canina, e dormem em uma sala confortável. Por entrarem em locais muitas vezes nocivos, também recebem o devido acompanhamento veterinário.
A dupla de cães farejadores também necessita de socialização como parte do processo saudável de adestramento. Radar e Dax fazem passeios como qualquer animal doméstico, o que contribui ainda mais para a aproximação entre eles e a comunidade.
“Os cães de menor porte também são menos invasivos, quando temos que lidar com pessoas. Se abordagem é feita em um ônibus, por exemplo, as pessoas descem, enquanto os cães passeiam pelas malas. As pessoas não tem tanto receio, acham os cães bonitos e fofos, então eles trazem a polícia para perto da sociedade”, endossa o instrutor.
Os cães farejadores que atuam no município são resultado do esforço conjunto entre a 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Timon, e inciativa privada, por meio da Associação Comercial e Industrial de Timon (ACITI).
Radar e Dax atuam no auxilio do trabalho das forças de segurança da cidade desde novembro de 2021. O projeto veio para ampliar ainda mais as operações no combate ao crime no município. Na prática, Timon foi pioneira na implantação do projeto no interior do estado.