Geral

Associação Médica Brasileira presta homenagem póstuma ao cirurgião pediátrico Eduardo Melo

A homenagem ao médico piauiense aconteceu durante o 5º Congresso Médico Acadêmico Brasileiro, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina.

16 de setembro de 2023 às 16:55
4 min de leitura

A esposa e os dois filhos do cirurgião pediatra Eduardo Guimarães Melo receberam, na noite dessa sexta-feira (15/09), a mais alta honraria da medicina, a medalha de São Lucas. A homenagem ao médico piauiense aconteceu durante o 5º Congresso Médico Acadêmico Brasileiro, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina.

Paulo Márcio cumprimenta família-Instagram

Em entrevista ao Lupa1, o médico cardiologista Paulo Márcio destacou a importância da homenagem póstuma ao cirurgião pediátrico. A honraria foi recebida pela viúva Hermelinda e os filhos do casal, Cecile e Erick.

Família do cirurgião pediátrico Eduardo Melo recebe honraria - Foto: Reprodução/Instagram

"Trata-se de uma honraria concedida por honra ao mérito pelos serviços prestados pela medicina. Receberam a honraria sua esposa, Hermelindia, e seus filhos Cecile e Erick. Essa honraria é concedida a médicos com notório saber, conduta ética e excelentes serviços prestados para a saúde pública do estado", destacou Paulo Márcio.

Em um vídeo emocionante divulgado nas redes sociais, o médico cardiologista Dr. Paulo Márcio, fez uma homenagem ao colega de profissão e mostrou a entrega da medalha à família do cirurgião.

Médico pediatra Eduardo Guimarães Melo.Foto: Reprodução

“Nessa noite toda a medicina do Piauí fez uma homenagem póstuma, uma homenagem sincera, verdadeira e de coração, ao médico, grandioso, bem formado, ético e correto [...] Aqui dizemos com muita sinceridade, que os dois filhos do Dr. Eduardo, na verdade, são hoje filhos de todos os médicos e de todas as médicas do Piauí”, disse o cardiologista.

Confira o vídeo:


Entenda o caso

O cirurgião pediatra Eduardo Guimarães Melo foi encontrado morto na manhã do dia 29 de junho deste ano, no condomínio em que morava, localizado no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. O médico havia sido indiciado pelo delegado José Anchieta por homicídio culposo de uma criança de 6 anos de idade.

De acordo com o inquérito policial, Eduardo teria sido o responsável pela cirurgia de uma criança que deu entrada no Hospital Unimed para o tratamento de uma infecção e, posteriormente, a troca de cateter. A criança sofria de insuficiência renal e realizava sessões frequentes de hemodiálise.

O inquérito concluiu que o médico não utilizou a técnica correta para realizar o procedimento de troca de cateter, ocasionando uma perfuração na artéria da criança, que morreu horas depois da cirurgia. O cirurgião alegou à polícia que a criança estava frágil devido ao quadro renal, motivo que contribuiu com as paradas cardíacas e, consequentemente, levou ao óbito da menina.

Após a morte do cirurgião pediátrico, diversos profissionais de saúde rechaçaram a denúncia e destacaram que não houve erro médico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Regional de Medicina lamenta morte do cirurgião pediátrico Eduardo Melo

Paulo Márcio diz que médico Eduardo Melo não errou procedimento com criança

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas