Geral

Alepi homenageia Corpo de Bombeiros Militar do Piauí durante sessão solene

A iniciativa, proposta pelo deputado Gessivaldo Isaías, teve como objetivo reconhecer e celebrar as conquistas recentes da instituição.

14 de julho de 2023 às 11:12
4 min de leitura

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nessa quinta-feira (13/07), uma sessão solene em homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar. Durante o evento, os membros da corporação entoaram o hino dos bombeiros, ressaltando a nobre missão de salvar vidas. A iniciativa, proposta pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), teve como objetivo reconhecer e celebrar as conquistas recentes da instituição.

Homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar do Piauí - Foto: Divulgação/ Alepi

Em seu discurso, o deputado ressaltou o comprometimento dos bombeiros em dedicar suas vidas para salvar outras pessoas, destacando que essa atuação é amplamente reconhecida pelos piauienses.

“Se você perguntar a qualquer membro da sociedade o que é o Corpo de Bombeiros ele vai dizer ‘salvar vidas”, resumiu Gessivaldo Isaías.

Ele expressou sua satisfação em representar as causas dos bombeiros na Alepi, mencionando a Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar, de sua autoria, que foi sancionada pela ex-governadora Regina Sousa. O deputado também mencionou a destinação de emendas para aquisição de ambulâncias, que são essenciais para o trabalho da instituição.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou a alegria em tratar dos assuntos relacionados aos bombeiros, destacando que as pautas relacionadas à corporação são as mais acolhedoras para a sociedade, pois trazem gestos e renovação de esperança.

“As pautas mais simpáticas à sociedade são as do Corpo de Bombeiros porque ele sempre traz um gesto e uma renovação das esperanças”, explicou o secretário.

Ele enfatizou o compromisso do governador Rafael Fonteles em expandir a instituição, considerando esse desafio como um dos principais compromissos para a segurança dos piauienses.

Corpo de Bombeiros - Foto: Divulgação

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel José Rego, destacou a expansão da instituição, mencionando que, desde seu retorno em 2021, já foi estabelecido um plano de expansão que resultou na chegada do Corpo de Bombeiros a São Raimundo Nonato e em breve chegará a Oeiras.

Além disso, está em andamento um concurso que dobrará o número de bombeiros, e no próximo ano está previsto um concurso para oficiais. Cidades como Uruçuí, Corrente, Esperantina, Bom Jesus e Valença do Piauí também estão previstas para receberem estruturas dos bombeiros, com investimentos de R$ 20 milhões este ano.

O Coronel José Rego ressaltou ainda a importância histórica dos bombeiros no mundo e no Brasil, lembrando que a instituição foi criada pela primeira vez na Roma Antiga e, no Brasil, no século XIX, por iniciativa de Dom Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros no país. No Piauí, o Corpo de Bombeiros completa 79 anos de existência neste ano.

A sessão solene contou com a presença de representantes da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e a Tenente Das Dores representou todas as mulheres bombeiras. Além do deputado proponente da homenagem, os deputados B. Sá (Progressistas) e Ziza Carvalho (MDB) também participaram do evento no Plenário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas