Por Tiago Moura
26 de agosto de 2026 às 11:11 ▪ Atualizado há 1 hora
A Águas do Piauí realizará, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, a limpeza e revitalização de dois poços que integram o sistema de abastecimento de Campinas do Piauí. A intervenção faz parte da Operação B-R-O-BRÓ, que reúne quase 500 ações preventivas e de enfrentamento à estiagem em diferentes municípios do Piauí, com o objetivo de preparar os sistemas de abastecimento para o período de temperaturas mais elevadas e maior consumo de água.
Águas do Piauí realiza limpeza e revitalização de dois poços para reforçar abastecimento durante o B-R-O-BRÓ. Foto: Ascom
O serviço tem como objetivo remover materiais acumulados no interior dos poços, avaliar as condições dos equipamentos e das estruturas de captação e melhorar o desempenho do sistema. Com a revitalização, os poços podem alcançar aumento de até 20% na vazão, contribuindo para ampliar a produção de água, aumentar a segurança operacional e reduzir o risco de falhas durante o período de maior demanda.
Os trabalhos terão início às 8h da segunda-feira (31), com conclusão prevista para as 18h da quinta-feira (4). Durante a execução da intervenção, poderá ocorrer interrupção temporária no fornecimento de água em todo o município. A previsão é que o abastecimento seja retomado a partir das 20h do dia 4, de forma gradativa.
Durante o período de execução da melhoria, o abastecimento será reforçado por caminhão-pipa, com prioridade para serviços essenciais e áreas mais sensíveis.
“A limpeza e revitalização dos poços faz parte de um planejamento preventivo realizado pela Águas do Piauí em diferentes municípios do estado. Essas intervenções são importantes para melhorar o desempenho dos sistemas, aumentar a segurança operacional e preparar as estruturas para o período de altas temperaturas, quando o consumo de água aumenta. Em Campinas do Piauí, o trabalho nos dois poços busca contribuir para um abastecimento mais seguro e confiável para toda a população”, destaca Aldo Benevides, gerente executivo da Águas do Piauí na região Semiárido Sul.
Durante o período da intervenção, a concessionária orienta os moradores a reservarem água previamente e priorizarem o consumo essencial, fazendo uso consciente durante a execução do serviço.
Operação B-R-O-BRÓ
A limpeza dos poços de Campinas do Piauí integra as mais de 600 ações da Operação B-R-O-BRÓ, que reúne cerca de R$ 73 milhões em investimentos no Piauí e em Timon, no Maranhão. O planejamento contempla obras estruturantes, manutenções preventivas e modernização operacional, sendo cerca de 480 ações direcionadas ao interior do estado do Piauí. Ao todo, a expectativa é beneficiar aproximadamente 2,9 milhões de pessoas atendidas pelas três concessionárias.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
LUTO
Enriquecimento ilícito
Propaganda antecipada
Luto
Homenagem
LUTO
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Coluna Lugar de Fala
Tragédia
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Campinas do Piauí
Saúde
CINEMA
IMPORTUNAÇÃO
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.