22 de agosto de 2026 às 12:10 ▪ Atualizado em 10/10 às 14:00
A delegada aposentada Vilma Alves morreu aos 79 anos, neste sábado (22), quatro dias após sofrer um infarto em Teresina. Ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde terça-feira (18), quando passou mal e precisou ser hospitalizada. A informação foi confirmada por meio de nota divulgada nas redes sociais da delegada.
Delegada Vilma Alves/ Reprodução TV Lupa1 Vilma Alves foi a primeira delegada negra do Piauí e também a primeira mulher a ingressar na Polícia Civil do estado. Ao longo de 36 anos de carreira, tornou-se conhecida pela atuação na segurança pública e pelo trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher.
A delegada também ocupou o cargo de primeira corregedora-geral da Polícia Civil do Piauí. Sua trajetória foi marcada pela defesa dos direitos das mulheres e pela atuação em um período em que ainda não havia mecanismos específicos de proteção às vítimas de violência doméstica.

No dia 8 de março deste ano, Vilma Alves concedeu entrevista à TV Lupa1e relembrou os desafios enfrentados durante a carreira, especialmente o machismo institucional e social.
Na ocasião, ela contou que iniciou a atuação em defesa das mulheres ainda na década de 1970, quando a legislação brasileira não previa mecanismos específicos para combater a violência doméstica.
Vilma também relembrou as dificuldades enfrentadas pelas vítimas que procuravam as delegacias para denunciar os agressores. Segundo ela, muitas mulheres desistiam de levar as denúncias adiante por medo de sofrer novas agressões.
A primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Brasil foi criada em 1985. No Piauí, a primeira unidade especializada foi instalada em 1989.
Vilma Alves deixou a Polícia Civil em 2 de dezembro de 2021, data em que completou 75 anos. Na ocasião, encerrou uma trajetória de 36 anos como delegada.
PREVENÇÃO A INCÊNDIOS
CONCURSO PÚBLICO
Segurança
Interrupção
Calor extremo
FERIADÃO
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Destaque
COLUNA NO CENTRO DO PODER
Decisão
Foragido
SUSPEITA
PERAÇÃO NOTA FRIA
ELEIÇÕES 2026
ELEIÇÕES 2026
Coluna Lugar de Fala
Na mira do MP
Na mira do MP
"Princípio de esclerose"
Sorte
SAÚDE PÚBLICA
Decisão
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.