Especiais

Em 1980, presidente visitou construção de barragem no semiárido do Piauí

Passados 43 anos, açude agoniza e passa boa parte do ano praticamente seco; região historicamente sofre com escassez de água.

19 de novembro de 2023 às 08:58
4 min de leitura

No dia 13 de novembro de 1980, o município de Jaicós, localizado a 365 km de Teresina, no semiárido piauiense, foi o centro das atenções no Piauí. Naquela data, a pequena cidade recebeu a visita do então presidente da República João Baptista Figueiredo. Ele desembarcou em Teresina por volta das 17h30 do dia anterior, pernoitou na capital e na manhã seguinte seguiu com a comitiva para Jaicós.

Presidente Figueiredo, no centro da foto, tomando café

No município, Figueiredo visitou as obras de construção da barragem Tiririca, que eram executadas pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército. Naquela semana, o presidente fez uma espécie de "roteiro da seca" e visitou lugares de diferentes estados do Nordeste que viviam situação crítica devido à forte estiagem que castigava os confins nordestinos.

O açude Tiririca era a esperança para amenizar os duros efeitos da seca em Jaicós, cuja região é historicamente castigada pela escassez de água. De acordo com matéria do Jornal do Brasil sobre a visita do presidente, havia naquele período um êxodo diário de 10 pessoas do município para São Paulo, à procura de emprego e alimentos.

Figueiredo visita construção de barragem Tiririca

Depois de visitar as obras ao lado de autoridades piauienses e do então prefeito de Jaicós, Zé Nicolau, o presidente assistiu, na propriedade Berlengas, uma exposição feita por técnicos da Sudene sobre o Projeto Sertanejo. Na época, a Sudene também atuava na região dando cestas com arroz, feijão, carne de sol, rapadura e açúcar para os sertanejos.

Visita de Figueiredo a obra de barragem em Jaicós

Em Jaicós, Figueiredo conversou com crianças e populares e até bebeu café ladeado por políticos e curiosos.

Da cidade piauiense, o presidente viajou para os municípios de Icó, no Ceará, Caicó, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba.

AÇUDE TIRIRICA AGONIZA

As obras da barragem Tiririca começaram em 3 de novembro de 1980 e foram concluídas em 15 de dezembro de 1981.

Placa de inauguração da barragem (Foto: TV Galo)

Por muito tempo foi um manancial imponente e importante para o abastecimento de Jaicós. Contudo, há muitos anos a barragem deixou de dar conta da demanda da cidade e passa boa parte do ano quase seca e com água barrenta.

Bastante assoreada e sem obras de revitalização nas últimas décadas, a barragem hoje agoniza.

Hoje em dia, barragem passa boa parte do ano quase seca (Foto: Reprodução/CidadesnaNet)

Passados 43 anos da visita do presidente João Figueiredo, o município de Jaicós continua sendo um dos símbolos da seca no Piauí.

Situação atual da barragem (Reprodução/TV Galo)

A barragem construída pelo Governo Federal foi bastante útil e serviu ao seu propósito por muito tempo, mas hoje a escassez de água afeta até a zona urbana do município.

As últimas promessas de solução do problema de abastecimento em Jaicós, embora sejam muitas, nunca foram cumpridas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas