Em 1980, presidente visitou construção de barragem no semiárido do Piauí
Passados 43 anos, açude agoniza e passa boa parte do ano praticamente seco; região historicamente sofre com escassez de água.
No dia 13 de novembro de 1980, o município de Jaicós, localizado a 365 km de Teresina, no semiárido piauiense, foi o centro das atenções no Piauí. Naquela data, a pequena cidade recebeu a visita do então presidente da República João Baptista Figueiredo. Ele desembarcou em Teresina por volta das 17h30 do dia anterior, pernoitou na capital e na manhã seguinte seguiu com a comitiva para Jaicós.
Presidente Figueiredo, no centro da foto, tomando café
No município, Figueiredo visitou as obras de construção da barragem Tiririca, que eram executadas pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército. Naquela semana, o presidente fez uma espécie de "roteiro da seca" e visitou lugares de diferentes estados do Nordeste que viviam situação crítica devido à forte estiagem que castigava os confins nordestinos.
O açude Tiririca era a esperança para amenizar os duros efeitos da seca em Jaicós, cuja região é historicamente castigada pela escassez de água. De acordo com matéria do Jornal do Brasil sobre a visita do presidente, havia naquele período um êxodo diário de 10 pessoas do município para São Paulo, à procura de emprego e alimentos.
Figueiredo visita construção de barragem Tiririca
Depois de visitar as obras ao lado de autoridades piauienses e do então prefeito de Jaicós, Zé Nicolau, o presidente assistiu, na propriedade Berlengas, uma exposição feita por técnicos da Sudene sobre o Projeto Sertanejo. Na época, a Sudene também atuava na região dando cestas com arroz, feijão, carne de sol, rapadura e açúcar para os sertanejos.
Visita de Figueiredo a obra de barragem em Jaicós
Em Jaicós, Figueiredo conversou com crianças e populares e até bebeu café ladeado por políticos e curiosos.
Da cidade piauiense, o presidente viajou para os municípios de Icó, no Ceará, Caicó, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba.
AÇUDE TIRIRICA AGONIZA
As obras da barragem Tiririca começaram em 3 de novembro de 1980 e foram concluídas em 15 de dezembro de 1981.
Placa de inauguração da barragem (Foto: TV Galo)
Por muito tempo foi um manancial imponente e importante para o abastecimento de Jaicós. Contudo, há muitos anos a barragem deixou de dar conta da demanda da cidade e passa boa parte do ano quase seca e com água barrenta.
Bastante assoreada e sem obras de revitalização nas últimas décadas, a barragem hoje agoniza.
Hoje em dia, barragem passa boa parte do ano quase seca (Foto: Reprodução/CidadesnaNet)
Passados 43 anos da visita do presidente João Figueiredo, o município de Jaicós continua sendo um dos símbolos da seca no Piauí.
Situação atual da barragem (Reprodução/TV Galo)
A barragem construída pelo Governo Federal foi bastante útil e serviu ao seu propósito por muito tempo, mas hoje a escassez de água afeta até a zona urbana do município.
As últimas promessas de solução do problema de abastecimento em Jaicós, embora sejam muitas, nunca foram cumpridas.