Thiago Trindade

Comunidade indígena foi incendiada em Bom Jesus, região Sul do Piauí

Dois homens foram presos acusados de cometer o incêndio criminoso. Segundo a polícia civil, o motivo do crime trata-se de uma disputa de terras.

23 de junho de 2022 às 15:00
2 min de leitura

Nesta semana, dois irmãos foram presos sob suspeita de incendiar três residências pertencentes a indígenas no município de Bom Jesus, região sul do Piauí.

O incêndio criminoso contra os índios da etnia Gamela aconteceu em abril deste ano. De acordo com a polícia civil, a família dos envolvidos no incêndio e os indígenas disputam uma área de cinco mil hectares. Felizmente, ninguém saiu ferido.

Ascom: Polícia Civil

Esse ataque mostra que em todos os contextos possíveis, a situação indígena é delicada.

Indígenas no Piauí

Desde 2021, o Governo do Piauí vem realizando esforços para regularizar terras indígenas no território do estado.

O primeiro território indígena titulado no Piauí foi o da comunidade Cariri, em Queimada Nova, seguido do território do Povo Tabajara de Piripiri, no município de Piripiri, titulado em fevereiro deste ano. Já o terceiro a ser outorgado, foi a comunidade Nazaré, no município Lagoa de São Francisco.

Comunidade Nazaré

De direito à conservação ambiental

O reconhecimento de terras as comunidades indígenas residentes na região são de suma importância para a preservar a identidade cultural desses povos. Trata-se de um direito garantido pela constituição, expresso no artigo 231.

"São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."

Além de toda a questão cultural envolvida, a presença de indígenas em áreas verdes é favorável para a preservação ambiental de biomas. Ou seja, ninguém sai perdendo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas