Alepi sofre mudança após 2 deputados saírem vitoriosos na eleição municipal
Outros cinco deputados que buscavam a vaga de prefeito perderam a eleição no Piauí.
Após as eleições que ocorreram no domingo (06), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai sofrer mudanças em sua composição após dois deputados estaduais que disputavam o pleito saírem vitoriosos. Outros cinco deputados que buscavam a vaga de prefeito perderam a eleição.
O deputado Jeová Alencar, do Republicanos, foi eleito vice-prefeito de Teresina na chapa encabeçada por Sílvio Mendes (União Brasil), que assumirá a prefeitura da capital piauiense em janeiro de 2025. Com a saída de Alencar, a cadeira que ele ocupava na Alepi será preenchida pelo suplente do partido, o pastor Gessivaldo Isaías, que passará a ser deputado estadual de forma definitiva.
Outro parlamentar que obteve sucesso nas urnas foi o deputado estadual Pablo Santos (MDB), que foi eleito prefeito de Picos, uma das cidades mais importantes do interior do estado. Com a vitória de Santos, a vaga deixada por ele na Alepi será ocupada por Simone Pereira, também do MDB, que assume como titular no legislativo estadual.
Enquanto Jeová Alencar e Pablo Santos garantiram seus novos cargos, outros cinco deputados estaduais que também disputaram as eleições municipais não conseguiram se eleger. Entre eles, estão Fábio Novo (PT), que concorreu à prefeitura de Teresina; Dr. Hélio (MDB), em Parnaíba; Marcus Kalume (PT), em Floriano; Warton Lacerda (PT), em Altos; e Oliveira Neto (PT), que disputou em Miguel Alves.