Abílio Brunini é eleito o novo prefeito de Cuiabá-MT com 53,78% dos votos válidos
Já Lúdio Cabral, o segundo colocado obteve 143.182 votos , e ficou com 46,19% dos votos válidos.
Com 97% das urnas apuradas o Tribunal Superior Eleitoral confirmou, Abílio Brunini como novo prefeito eleito de Cuiabá-MT. Ele obteve 166.303 votos, ou seja, 53,78% dos votos válidos, já Lúdio, o segundo colocado obteve 143.182 votos , e ficou com 46,19% dos votos válidos.
A eleição para a Prefeitura de Cuiabá registrou um total de 330.537 votos, incluindo 4.852 votos brancos (1,47%) e 7.234 votos nulos (2,19%).
Após sua vitória, o prefeito eleito, Abilio Brunini, destacou a prioridade que dará à melhoria da saúde na cidade. "Estou tentando resgatar a minha cidade, mas nada disso seria possível sem o apoio de Deus e do povo. No momento, temos que olhar o que tem de imediato e acredito que a Saúde é um problema imediato que temos que resolver", afirmou. Ele também enfatizou a importância do diálogo com os demais poderes e a fase de transição para planejar as próximas ações.
Por sua vez, o candidato derrotado Lúdio Cabral expressou gratidão pelos votos recebidos e se sentiu vitorioso pelo resultado. "Fizemos uma campanha de respeito às pessoas e de diálogo. Continuo deputado, continuo com o mesmo compromisso com a população e com a minha cidade", declarou.
Na disputa, Abilio liderou desde o primeiro turno, recebendo 126.944 votos (39,61%). Lúdio Cabral, com 90.719 votos (28,31%), garantiu sua vaga no segundo turno. No segundo turno, Abilio recebeu apoio do governador Mauro Mendes (União), do ex-presidente Jair Bolsonaro e de igrejas e eleitores de direita. Seu desempenho foi fortalecido pela eleição de cinco dos sete prefeitos do PL nos maiores municípios do estado.
Lúdio, por outro lado, contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros líderes do governo federal, mas não conseguiu reverter a vantagem de Abilio. O petista viu seu apoio crescer entre alguns empresários do agronegócio, mas isso não foi suficiente para garantir sua vitória. Vale destacar que o PT não elegeu prefeitos nem vereadores em Cuiabá para 2025.