PL pode apoiar Lula e fazer com que Bolsonaro saia da sigla, diz site
Informação foi veiculada no O Antagonista, que cita Valdemar Costa Neto avançando em acordos com PT.
O site nacional OAntagonistaafirmou que o Partido Liberal poderá aderir ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por conta disso, o atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro seria forçado a sair da sigla em um ato de oposição ao petista.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, avançou um acordo com o PT para indicar o futuro líder do governo no Senado, em troca do apoio à recondução de Rodrigo Pacheco.
De acordo com fontes do OAntagonista,na negociação, o PL faria o sucessor de Pacheco daqui a dois anos. Nas próximas semanas Lula e Valdemar devem se reunir em Brasília para completarem o acordo.
Está reaproximação pode fazer com que Jair Bolsonaro saia da legenda. Vale ressaltar que, com o apoio do presidente, a sigla alcançou números históricos nas eleições de 2022.
Foram 99 deputados e mais 8 senadores — ampliando para 14 a bancada do PL no Senado –, além de 3 governadores.
Apoio do Progressistas
O ministro da Casa Civil e um dos principais articuladores políticos de Jair Bolsonaro (PL) disse quenão vai aderirao governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não vai se opor a decisão de seu partido, o Progressistas. A informação foi divulgada no veículo de comunicaçãoMetrópoles.
Segundo o Metrópoles, Ciro Nogueira – que foi escolhido para realizar a transição do governo Bolsonaro –, respeitaria a decisão da maioria do seu partido, apesar de não querer aderir ao governo de Lula. Os aliados de Ciro reforçam que o fato dele organizar a transição governamental não indica aproximação ao governo petista, sendo uma tarefa institucional.