Zagallo, o “velho Lobo”, um ícone do futebol brasileiro, morre aos 92 anos
Ex-jogador e técnico, Zagallo era atacante da Seleção nas conquistas da Copa do Mundo de 1958 e 1962, técnico em 1970 e auxiliar na de 1994
Faleceu, na noite dessa sexta-feira (5/1), o ex-técnico de futebol Mario Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. O “Velho Lobo”, uma das figuras mais importantes do futebol brasileiro. A informação foi confirmada pelo perfil oficial do ex-jogador no Instagram.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.
Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota de pesar divulgada pela família.
QUEM FOI ZAGALLO?
A história e o folclore do futebol passam pela trajetória de Mario Jorge Lobo Zagallo, único indivíduo quatro vezes campeão da Copa do Mundo — duas como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e outra como coordenador técnico.
Como atleta, o ícone esportivo nascido em Atalaia, no estado do Alagoas, em 9 de agosto de 1931, levantou cinco vezes o título carioca e duas vezes o Rio-São Paulo, em trajetória que começou influenciada pelo pai, Haroldo, jogador de futebol e ídolo do CRB.
Na carreira de técnico, Zagallo levou o Botafogo ao título brasileiro de 1968 e a dois campeonatos cariocas. O Velho Lobo também venceu um estadual com o Fluminense e dois com o Flamengo.