Tragédia no Rio Grande do Sul: sobe para 155 o número de mortos
Foram contabilizadas mais 2.3 milhões de pessoas afetadas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou 155 mortes decorrentes das fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho desde o dia 2 de maio desse ano. Segundo dados do último boletim publicado, o órgão contabilizou mais de 2.3 milhões de pessoas que foram afetadas pela tragédia climática.
Em decorrência do aumento do nível dos rios que cortam o Estado, o relatório informou que 461 dos 497 municípios gaúchos foram prejudicados. Nesse contexto de destruição, mais de 540 mil pessoas estão desalojadas e abandonaram as residências em que viviam em decorrência do risco iminente de alagamentos e deslizamentos de terra.
De acordo com o boletim, a Defesa Civil gaúcha conseguiu resgatar 82.666 mil vítimas e, desse montante, os abrigos receberam mais de 77 mil pessoas. As forças de segurança, os órgãos públicos e a população também unem energias para resgatar os animais que estão abandonados ou foram carregados pelas correntezas. Até o momento, mais de 12 mil bichos foram resgatados.
As forças de segurança do Rio Grande do Sul seguem em diligências para encontrar as 94 pessoas que estão desaparecidas. A Defesa Civil orienta as pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.
Situação das barragens
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apontaram a redução de duas para somente uma estrutura em Nível de Emergência.
Segundo o comunicado da Aneel, após Inspeções de Segurança Especiais (ISE), constatou-se que as barragens de Divisa e Blang das Usinas Hidrelétricas Bugres, em Canela, no Rio Grande do Sul, estão em situação de normalidade. A barragem Assentamento PE Tupi, em Taquari, ainda está em Nível de Atenção.