Brasil

Polícia Federal investiga causas do apagão

PF abriu inquérito para apurar causas e onde começou.

22 de agosto de 2023 às 23:15
1 min de leitura

APolícia Federalabriu nesta terça-feira (22) um inquérito para apurar as causas que levaram aoapagão em 25 estados e no Distrito Federal, registrado no último dia 15.

Equatorial EnergiaFoto: Divulgação/ Equatorial Energia


Em nota divulgada à imprensa, a PF afirmou que a apuração corre em sigilo e "apura os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública".

A abertura do inquérito havia sido requisitada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ainda no dia do apagão. "Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas peloONS[Operador Nacional do Sistema Elétrico], Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu", disse o ministro.

O começo do apagão
Análise preliminar do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgada na última quinta (17), apontou que o desligamento de uma linha de transmissão da Chesf, subsidiária da Eletrobras, no Ceará teria sido o motivo de desencadeamento do apagão em todo o país.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas