Brasil

Município do Norte registra chuva com granizo em meio a período de seca

Moradores do município de Tartarugalzinho, a 231 km de Macapá, registraram a chuva de granizo em meio a tempestade.

27 de novembro de 2023 às 21:31
1 min de leitura

O Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) confirmou o fenômeno de chuva de granizo em tempestade que atingiu o município de Tartarugalzinho, a 231 km de Macapá, Amapá, nesta segunda-feira (27) a uma equipe jornalística local.

Chuva de granizo no Norte - Foto: Lupa1/redes sociais


O município esteve no centro das nuvens carregadas na tarde de domingo (26), que se estendeu por toda a noite. Um vídeo circula nas redes sociais com as pedras de gelo exibidas. "Juntei só pra mostrar. Nunca tinha visto isso no Amapá", comentou moradora do assentamento de Mutum, em Tartarugalzinho, que fez o registro.

De acordo com o lepa, o aglomerado de nuvens se formou desde o estado do Maranhão até a Venezuela, com rajadas de ventos fortes e acumulados intensos, que provocaram a criação das pedras de gelo.

"Nas imagens de satélite verificamos nuvens de precipitação intensa que se formaram no final da tarde de domingo. Também tivemos ventos fortes de até 55 km em alguns locais da capital", explicou o meteorologista do lepa, Jefferson Vilhena.

Alerta nacional
O aviso de chuvas intensas e tempestades e granizo em 15 estados foi divulgado na manhã desta segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o boletim, todos os municípios do Amapá podem receber de 20 a 50 mm de chuva por dia, com ventos de 40 a 60 km por hora.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas