Brasil

Lula conversa com Putin por telefone e sinaliza visita à Rússia em maio

Na conversa, os presidentes discutiram temas globais e bilaterais, incluindo o conflito entre Rússia e Ucrânia.

27 de janeiro de 2025 às 17:20
2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja viajar à Rússia em maio para participar das comemorações pelos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. O evento celebra a rendição do regime nazista em maio de 1945, quando tropas aliadas tomaram Berlim. O convite para a viagem foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, com quem Lula conversou por telefone nesta segunda-feira (27).

Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula demonstrou interesse em comparecer às celebrações, que anualmente incluem paradas militares em várias cidades russas. Durante a ligação, Putin destacou que estava em São Petersburgo para as comemorações dos 80 anos do fim do cerco a Leningrado e expressou entusiasmo com a possibilidade de receber o presidente brasileiro em Moscou, reforçando os laços entre Brasil e Rússia.

Na conversa, os presidentes discutiram temas globais e bilaterais, incluindo o conflito entre Rússia e Ucrânia. Lula reiterou a preocupação do Brasil com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do país com a promoção da paz. Putin, por sua vez, agradeceu o papel do Brasil na busca por uma solução pacífica para o conflito e mostrou interesse no trabalho do Grupo de Amigos da Paz, criado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado.

Vladimir Putin - Foto: Reprodução

Outro ponto abordado foi o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, promovida pelo Brasil durante sua presidência do G20 em 2024. Putin parabenizou a iniciativa, lembrando que a Rússia foi uma das primeiras nações a aderir ao projeto.

Além disso, como o Brasil ocupa atualmente a presidência do BRICS, os líderes discutiram a continuidade de ações para facilitar o comércio e os investimentos entre os membros do bloco. Putin também propôs a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países, fortalecendo ainda mais a parceria estratégica.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas