Interrupção em transmissão não compensada foi causa de apagão, diz diretor da ONS
No dia 15 de agosto, mais de 22 mil megawatts foram interrompidos, com prejuízo para cerca de 29 milhões de brasileiros.
O diretor-geral doOperador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que uma abertura de linha de 600 milissegundos, ou seja, uma interrupção na transmissão não compensada, foi a causa doapagãodo último dia 15. A declaração foi feita nesta terça-feira (29), durante uma audiência na Câmara dos Deputados.
Segundo Luiz Ciocchi, o equipamento em questão é um regulador de tensão, responsável por manter a frequência do fornecimento de energia. No entanto, o atraso na resposta do aparelho acabou resultando na falta de energia em quase todo o país.
Essa demora inesperada deixou mais de 29 milhões de brasileiros sem energia. Ainda segundo Ciocchi, o Estado de Roraima não fol afetado, pois não estava conectado ao sistema elétrico nacional. Ainda conforme o diretor, o diagnóstico está detalhado em um relatório de análise de perturbação (RAP), que definiu como “mergulho técnico e profundo” na engenharia do sistema elétrico do País.