INSS informará afetados por fraudes em aposentadorias; Veja o calendário
O anúncio foi feito pelo novo presidente Gilberto Waller.
O novo presidente do INSS, Gilberto Waller, anunciou nesta quinta - feira (08), que os brasileiros afetados pelos descontos indevidos por sindicatos e associações serão notificados a partir da próxima terça-feira (13). Segundo informações do órgão, cerca de 9 milhões de pessoas receberão o informativo por meio da plataforma Meu INSS.
Waller detalhou o plano elaborado pelo governo para a notificação e o ressarcimento de aposentados e pensionistas lesados pelos descontos. Além dos usuários afetados, pessoas que não foram lesadas também serão notificadas.
De acordo com o calendário planejado pelo governo, as informações serão repassadas nas seguintes datas:
08 de Maio – comunicação para quem não foi afetado
13 de Maio – divulgação de informações aos beneficiários que tiveram algum desconto associativo
14 de Maio – serão disponibilizados 2 canais para detalhar qual associação fez o desconto, quanto foi o valor e para informar se foi indevido ou não.
Todas as informações estarão dentro da plataforma Meu INSS e o governo anunciou que não passará nenhuma informações através de ligações ou aplicativos de mensagens.
De acordo com investigações da Polícia Federal, associações realizavam descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, gerando um desvio de R$ 6,3 bilhões de reais. O escândalo resultou no afastamento do, então presidente do Instituto, Alessando Stefanuto e na demissão de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência.