Brasil

Comissão do Senado aprova porte de arma para mulher com medida protetiva

Projeto tem como principal objetivo ampliar os mecanismos de defesa pessoal para mulheres em situação de risco extremo.

10 de abril de 2025 às 22:30
1 min de leitura

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nessa quarta-feira (9) um projeto de lei que autoriza o porte temporário de arma de fogo para mulheres que estejam sob medida protetiva de urgência.

Proposta segue para a Comissão de Segurança Pública - Foto: Reprodução

A proposta, de número PL 3272/2024, recebeu parecer favorável do relator, senador Magno Malta (PL-ES), e agora segue para análise na Comissão de Segurança Pública (CSP).

O projeto tem como principal objetivo ampliar os mecanismos de defesa pessoal para mulheres em situação de risco extremo, especialmente vítimas de violência doméstica e familiar. Caso aprovada em todas as instâncias, a medida permitirá que mulheres maiores de 18 anos com medida protetiva possam portar armas legalmente durante o período de vigência da proteção judicial.

As medidas protetivas de urgência são instrumentos previstos na Lei Maria da Penha e visam preservar a integridade física e psicológica de mulheres ameaçadas, por meio de ações judiciais ou administrativas, como o afastamento do agressor, proibição de contato e, agora, caso aprovada a proposta, o direito ao porte de arma.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas