Governo do Amapá destaca vacinação contra Poliomielite em crianças
Campanha de imunização segue até o dia 14 de junho; conhecida como paralisia infantil, a doença contagiosa e pode levar a morte.
Depois do "Dia D" contra a Poliomielite em todo o estado, o Governo do Amapá alerta sobre a importância da vacinação, que ainda é a única forma eficiente de prevenir a paralisia infantil. A meta é avançar com a cobertura e incentivar a atualização da caderneta das crianças de 2 meses a quatro anos de idade, público-alvo da campanha.
A vacina oral tem a finalidade de reduzir os riscos da reintrodução da doença, que está eliminada no país desde 1994. A campanha do Estado quer atingir 95% de cobertura durante o ano e as ações seguem até 14 de junho, coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
"É de extrema importância que os pais ou responsáveis das crianças procurem um posto de vacinação. A vacina é o meio mais eficaz e seguro de proteção contra doenças graves", afirmou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Para se vacinar, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou certidão de nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode causar sequelas permanentes e até a morte.
"A campanha de vacinação é um auxílio para aumentarmos a proteção e minimizarmos as chances de que a doença retorne. Nosso objetivo é que o Estado do Amapá tenha a maior cobertura vacinal entre os estados do país", ressalta a coordenadora de Imunização, Maria Angélica.
Cobertura vacinal
De acordo com dados do Localiza SUS, plataforma de informações estratégicas que auxilia na elaboração de análises e formulação de políticas públicas, do dia 27 de maio, início da campanha, até o dia 6 de junho, o Amapá vacinou 2.118 crianças em todo o estado. Macapá imunizou 874 crianças, em Pedra Branca foram 165, e Calçoene imunizou 111 crianças.
Esquema vacinal contra a Poliomielite
1ª dose: aos 2 meses através de vacina injetável (VIP);
2ª dose: aos 4 meses através de vacina injetável (VIP);
3ª dose: aos 6 meses através de vacina injetável (VIP);
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP);
2º reforço: menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP).