Governador Clécio Luís acompanha sessão adaptada para crianças autistas no Macapá Shopping
Objetivo é ampliar o nível de conscientização quanto à inclusão, autoestima e ambientes acolhedores.
O governador do Amapá, Clécio Luís, participou na manhã desta terça-feira, 1 de abril, de uma sessão de cinema adaptado voltado a crianças e jovens autistas atendidos pela rede pública estadual. A proposta é ampliar o nível de conscientização quanto à inclusão, autoestima e oferta de ambientes acolhedores as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O filme foi exibido no Moviecom, no Macapá Shopping e foi destinado a alunos do Centro de Referência em Autismo Mundo Azul. A proposta é atender cerca de 400 crianças até o final de abril.
Segundo Clécio Luís, a inclusão da pessoa autista é uma política de governo. Ele destaca que a Escola Mundo Azul é uma das ferramentas já consolidadas no Amapá.
“Estamos aqui em uma sessão de cinema especial com alunos da Escola Mundo Azul, em Santana. Então, é uma experiência social extraordinária, que envolve essas crianças e jovens autistas, acompanhados dos pais, professores e cuidadores, com a proposta de oferecer um ambiente diferenciado e totalmente adaptado. É uma experiência para que essas crianças se sintam em um lugar mais amigável e seguro. Esta é apenas uma das inúmeras atividades que ofertamos a essas crianças”.
A iniciativa proporcionou um ambiente acessível e confortável para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante abril, cerca de 400 estudantes do Centro de Referência em Autismo Mundo Azul participam das atividades inclusivas programadas pelo governo estadual.
Para garantir o bem-estar do público, a sala de cinema foi adaptada com iluminação reduzida, som ajustado e estímulos controlados, respeitando as necessidades sensoriais dos alunos. Além de oferecer entretenimento, a ação reforça o direito das pessoas com TEA de ocupar espaços culturais com segurança e dignidade.
Daniela Moraes, mãe do pequeno Davi, de 8 anos, celebrou a oportunidade.
“Gente, mais uma vez estamos aqui no shopping para essa sessão adaptada. É muito importante, porque não só eles ganham, mas também os pais. Hoje é uma oportunidade ímpar para que possamos dar voz, dar vez e dar visibilidade a essa causa tão nobre. Então, o governo do Estado, mais uma vez, está de parabéns, e nós somos muito gratos. O Davi não suportava entrar onde tinha muita gente ou ouvir muito som. Hoje, olha, ele já fica bem, ele já fala, ele já quer falar. Então, as terapias são essenciais e de suma importância para o desenvolvimento deles”, completa.
A gestora do Centro de Referência em Autismo Mundo Azul, Crisna Valentine, reforçou a importância da inclusão social para o desenvolvimento das crianças autistas.
“A nossa ida ao cinema é um dos momentos de socialização e oportunidade de desenvolvimento que procuramos proporcionar desde 2023 para nossas crianças e jovens autistas. Todos sabemos que tanto as crianças quanto os jovens autistas possuem suas especificidades e dificuldades. As terapias e os centros que as oferecem estão aqui para atender não apenas a parte pedagógica, mas também a social e o desenvolvimento dessas pessoas dentro da sociedade. Então, o cinema é mais uma das ações que realizamos durante o ano”, ressalta Crisna Valente.
A ação demonstra o compromisso do governo estadual em fortalecer políticas públicas inclusivas e garantir que crianças e jovens autistas tenham acesso ao lazer e à cultura, respeitando suas particularidades e promovendo sua autonomia.
Texto: Edy Wilson