Vinicius Vainner

Teresina sobe para a faixa amarela de transmissão da COVID-19

04 de julho de 2022 às 10:40
3 min de leitura

O mês de julho começa com uma notícia preocupante. De acordo com a Fundação Muncipal de Saúde com base na 26ª semana epidemiológica (SE) de 2022 (26 de junho a 02 de julho), houve um registro de um elevado número de notificações de Covid-19 (2.357 casos confirmados).


Trata-se do maior número registrado nas últimas dezenove semanas, correspondente a 58% do número máximo registrado no pico da onda anterior da doença, no final de fevereiro de 2022. Entretanto, a transmissão da doença parece estar “perdendo força” - a não ser que a capacidade de testagem e de notificação tenha atingido o seu “teto”.


Após atingir um valor exorbitante de 4.49, o número efetivo de reprodução da Covid-19 em Teresina situou-se em 1.14 ao final da 26ª SE. Sob outro ângulo, observa-se que o aumento semanal de casos confirmados chegou a aproximadamente 260% há quatro semanas, mas, entre a 25ª e a 26ª SE, o incremento percentual semanal correspondeu a 9%.


Ainda que se considere um valor pelo menos 17% maior do número de casos confirmados na semana em decorrência de resultados positivos ao auto teste e não notificados, Teresina está no nível médio de transmissão (faixa amarela) da Covid-19.


Para o nível médio de transmissão (faixa amarela), a agência internacional para controle e prevenção de doenças recomenda medidas preventivas contidas no Decreto Municipal 22.569, de 13 de junho de 2022, que determina a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em locais públicos e privados que prestem serviços na área de saúde, recomenda sua utilização nos ambientes de grande aglomeração de pessoas, abertos ou fechados, e nos locais onde se tenha detectado qualquer pessoa infectada a partir de 1/500, e dá outras providências.



O COE-FMS reforça que, para atingirmos níveis mais baixos ainda de mortes e hospitalizações em relação ao número de casos, a vacinação é medida fundamental, tanto em seu esquema primário (para aqueles ainda não imunizados) quanto nas doses de reforço (para aqueles com última dose administrada há mais de 4 meses e com idade / perfil de risco já contemplados. A Organização Mundial de Saúde considera que a pandemia de COVID-19 está sob controle em uma região quando menos de 5% dos testes resultam positivos. Os valores pontuais de positividade dos testes rápidos de antígeno nas UBSs de Teresina foram ainda maiores.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas